Novembro 26, 2021

Patrimônio catarinense

Patrimônio catarinense
Foto: Sede da Epagri em Florianópolis. Crédito: Divulgação.

A Epagri comemora 30 anos com uma série de eventos, com destaque nesta semana para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório em Itajaí. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI – é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.

 

Lançamento. O dispositivo, que faz parte do aplicativo Epagri Mob, é um acervo de informações técnicas sobre importantes cadeias produtivas do Estado e tem como objetivo facilitar aos técnicos de campo o acesso, a difusão e a busca do conhecimento agropecuário. Para acessar o EpagriTec, o usuário vai precisar baixar em seu celular o aplicativo Epagri Mob, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOs. Também será possível acessar via computador, na aba Minha Epagri.

 

Aposta na sustentabilidade. Com a inauguração do Laboratório de Microbiologia Ambiental e Agrícola (Lamag) na Estação Experimental da Epagri em Itajaí, com o objetivo principal de isolar e estudar a biodiversidade de microrganismos associados às espécies vegetais nos biomas e agrossistemas catarinenses, a Epagri faz uma clara opção por sistemas produtivos mais sustentáveis. Com base em estudos, será possível indicar aos produtores rurais microrganismos capazes de controlar pragas, doenças e promover crescimento das plantas, oferecendo-lhes opções aos produtos químicos comumente usados para estes fins nas lavouras. As soluções biológicas são especialmente interessantes para cultivos orgânicos, que não podem utilizar aditivos químicos.

 

Reconhecimento I. Em reconhecimento ao trabalho executado ao longo de três décadas pela Epagri, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) presenteou a entidade com uma placa alusiva à comemoração dos seus 30 anos. O momento ocorreu durante sessão especial, realizada pela Assembleia Legislativa em homenagem a Empresa em Florianópolis.

 

Reconhecimento. Como forma de reconhecimento a Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou por unanimidade na sessão de hoje (23) uma Moção de Aplausos à EPAGRI pelos seus 30 (trinta) Anos de relevantes serviços prestados ao Estado de Santa Catarina.

 

Inédito 2x. Uma presidente mulher e entre as de maior destaque no agro brasileiro. A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, é uma das 100 mulheres mais poderosas do agro brasileiro. Ela foi incluída na lista da Forbes que destaca mulheres na produção de alimentos, pesquisa, empresas, foodtechs, consultorias, instituições financeiras, política, entidades, grupo e influenciadoras digitais. Para chegar aos nomes, foram realizadas pesquisas a campo, bem como consultadas lideranças e resgatadas informações de reportagens especiais.

Tags:
economia economiabrasileira economiacatarinese sustentabilidade investimento dinheiro politicaeconômica tecnologia empreendedorismo
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Janine Alves

Janine Alves

Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!