Portal Making Of

Pedro Castillo é preso após sofrer impeachment no Peru

Reprodução

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso na tarde desta quarta-feira, 7, horas depois de o Congresso peruano aprovar o seu impeachment do cargo. A vice-presidente, Dina Baluarte, assumirá o cargo.

Horas antes, Castillo havia anunciado a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições. De acordo com o G1, ele declarou o estado de emergência e impôs um toque de recolher em todo o país horas antes do julgamento do impeachment.

Mesmo com o anúncio da dissolução do Congresso, os deputados decidiram votar o impeachment, que foi aprovado com 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções.

A Corte Constitucional (Suprema Corte) do Peru chamou o ato de Castillo de golpe de Estado. Segundo o jornal “El Comércio”, Castillo foi detido e levado à sede da prefeitura de Lima.

Castillo sofre o terceiro pedido de impeachment. Ele é acusado de conspiração e tráfico de influência em contratos com empreiteiras para obras públicas. O agora ex-presidente rejeita a denúncia e afirma ser vítima de uma tentativa de “golpe de Estado”.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais