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Pesquisa BBB: Marcas que mais chamaram a atenção dos telespectadores

Foto: Reprodução/TV Globo

A 24ª edição do Big Brother Brasil está em sua reta final. Neste ano, o reality contou com a participação de 26 integrantes, que ao longo do programa geraram não só entretenimento ao público, mas também contribuíram para uma maior exposição das marcas patrocinadoras.

Visando avaliar a lembrança e as percepções dos consumidores sobre as ações publicitárias realizadas ao longo do Big Brother Brasil 2024, como também identificar os participantes preferidos do público e o poder de influência deles, o Instituto QualiBest elaborou uma pesquisa que, entre outros dados, apontou o iFood (70%) e Mercado Livre (67%) como as marcas mais lembradas pelos entrevistados. O ranking segue com Chevrolet (56%), McDonald’s (54%) e Seara (54%).

Apesar de o Mercado Livre estar em segundo lugar na lista de lembrança espontânea, o marketplace foi o patrocinador que mais agradou ao público com suas ações, segundo a afirmação de 15% dos entrevistados, seguido por Chevrolet e iFood, ambos com 11%.

De acordo com Fábia Silveira, Gerente de Atendimento e Planejamento no Instituto QualiBest, o estudo apontou que as marcas que conseguiram melhor usar a plataforma do BBB em ações fora do programa, com ativações de OOH, ações com influenciadores e promoções nos próprios sites e aplicativos foram as que mais tiveram recall de marca. “iFood e Mercado Livre extrapolaram o universo da TV em suas ações de marca, com ativações 360º que tiveram impacto também quando as pessoas não estavam assistindo ao programa. Além disso, a pesquisa apontou que quando uma marca participa de uma prova do líder ou quando promove uma festa, elas são lembradas com mais facilidade”, explica.

 

 

Visibilidade e impacto do telespectador

A exposição das marcas no BBB 24 conta com um diferencial em relação às demais edições: a publicidade realizada pelos participantes. O levantamento aponta que 40% dos telespectadores gostariam de ver a Beatriz, do Brás, realizando campanhas publicitárias fora do programa. Já 39% apontam o Davi como o preferido na hora de anunciar os produtos dos patrocinadores.

Três quartos dos entrevistados se declararam impactados pelas marcas, sendo que cerca de metade da amostra comprou produtos das marcas patrocinadoras. O iFood foi apontado como a marca mais comprada, com 44%, seguida pelo Mercado Livre e Seara, ambos com 38%.

A confiabilidade dos patrocinadores também foi avaliada no estudo. Os dados apontam que 72% dos entrevistados concordam total ou parcialmente que as marcas transmitem confiança. Quando questionados sobre as marcas que mais recomendariam, Mercado Livre (48%) e iFood (47%) seguem na dianteira.

 

Comportamento e consumo

A pesquisa contemplou também como os telespectadores consomem o reality. Houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação a última edição do estudo: 76% dos entrevistados afirmaram acompanhar o BBB 24. Dentre eles, 39% assistem todos os dias da semana e 21% entre uma e duas vezes por semana.

A TV Globo foi a plataforma mais utilizada pelos entrevistados para acompanhar o programa, registrando um percentual de 75%, seguido pelo Instagram (45%) e Globo Play (38%). Em comparação ao ano anterior, o Instagram registrou aumento de 9 pontos percentual no consumo. “Vale destacar também uma queda importante dos canais pagos. O Multishow e o Pay-per-view foram lembrados por 15% e 17% respectivamente, enquanto em 2023 os percentuais eram de 29% e 26%”, complementa Fábia.

A taxa de satisfação com o formato do programa foi outro ponto abordado na pesquisa e 42% do público tem se posicionado de forma intermediária ao afirmar que estão gostando mais ou menos do BBB 24. Já 50% disseram que o reality está piorando ao longo dos anos. Dentre eles, 56% afirmam ser devido aos participantes da edição e 38% creditam o descontentamento as interferências da direção do programa.
Participantes + queridos

Davi (46%) é o participante mais querido do público, seguido por Beatriz (25%), Matteus (22%), Isabelle (19%) e Alane (18%). No lado oposto, como os menos queridos, estão Rodriguinho (19%), Leidy Elin (14%) e Wanessa Camargo (13%).
Sobre o estudo

A pesquisa marcas e BBB foi realizada entre 22 e 27 de março com 1005 pessoas, de todas as regiões do país, com mais de 16 anos, de todas as classes sociais.

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