Portal Making Of

Pix por aproximação será lançado em fevereiro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um dos próximos passos na implementação do Open Finance será uma simplificação na jornada de pagamento a partir da implementação do Pix por aproximação. A previsão é que a funcionalidade esteja disponível em fevereiro do próximo ano, de acordo com o Banco Central (BC).

“O Open Finance já é uma realidade e daqui para a frente só teremos a expansão dele. Esse conjunto de medidas vai contribuir para acelerar esse processo”, disse Otávio Damaso, diretor de Regulação do BC, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 4, ao anunciar as novas regras.

Além de permitir o pagamento com Pix por aproximação nas wallets, que precisará de uma pré-autorização do cliente, o BC diz que haverá melhorias no processo de compra com Pix no comércio eletrônico. Isto é, não será mais preciso deixar o ambiente da loja online para ir ao aplicativo do banco realizar o Pix. Com a mudança prevista, será possível finalizar o pagamento diretamente no site da loja.

“A norma publicada hoje cria os fundamentos para a construção normativa dessa funcionalidade. No final de julho, publicaremos as regras mais específicas. Em novembro, as instituições financeiras devem estar aptas para a fase de testes”, explicou Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro.

 

*Com informações do Portal Tele.Síntese

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais