O brasileiro é um dos maiores consumidores de conteúdo via podcast do mundo, conforme apontam estudos recentes. Um deles, realizado em 2022 pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e do Ibope, coloca o Brasil no terceiro lugar entre os maiores apreciadores deste tipo de recurso auditivo – atrás da Suécia e da Irlanda, com mais de 30 milhões de ouvintes.
O sucesso com o público chamou a atenção das empresas e o podcast vem sendo cada vez mais utilizado nas estratégias comerciais. “A humanização é uma estratégia para criar intimidade com as pessoas que fazem parte do público-alvo e o podcast é uma ferramenta que possibilita isso, colocando o CEO, o especialista, o empresário para falar diretamente com o público”, comenta o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela.
O consultor, que atende dezenas de empresas de variados setores, mantém, em parceria com o especialista em marketing e branding, D.J. Castro, o podcast O Novo Hunter, no qual entrevistam lideranças empresariais de renome no mundo dos negócios.
Roberto estendeu o alcance das entrevistas e incorporou o podcast aos seus produtos oferecidos às empresas que atende durante convenções de vendas. “A ideia é levar esse recurso para dentro das companhias, para que os gestores tenham essa experiência, podendo utilizar o conteúdo retirado da entrevista conforme sua estratégia de gestão”, explica.
Recentemente, a companhia têxtil Nanete contratou o serviço e uma entrevista especial com a CEO ocorreu durante a convenção da empresa. O conteúdo é disponibilizado para o contratante, que pode subir em seu canal ou compartilhar com prospects e colaboradores, por exemplo.
A Lincros, empresa de tecnologia especializada em soluções para gestão logística mantém o programa Café com Logística, onde recebe profissionais do mercado de transporte e distribuição, com o intuito de promover informações sobre logística, tecnologia e comunicação.
O Café com Logística traz episódios com convidados de empresas como Natura, Grupo Hope, Mercado Livre e Pfizer, e mais de 39 mil ouvintes. Em 2022, o podcast esteve entre os 5% mais compartilhados do mundo, chegando a 13 países, segundo o Spotify. Para 2023, a meta é ampliar o escopo dos episódios para temas que permeiam a logística, como empreendedorismo, gestão de pessoas, tecnologia e inovação, entre outros.
O modelo podcast, inclusive, é o preferido dos brasileiros, segundo o mesmo estudo da CupomValido.com.br. Depois vêm as narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia.