27.9 C
fpolis
27.9 C
fpolis
quinta-feira, 1 fevereiro, 2024

Por que o preço da carne está em queda?

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Últimas notícias

Você já se perguntou por que o preço da carne está em queda constante no Brasil este ano?

O preço das carnes no Brasil tem apresentado uma queda constante em 2023, com uma média de redução de 9,65% até agosto, conforme o IPCA. Essa diminuição era esperada pelo setor agropecuário, que aumentou a produção após a valorização dos preços do bezerro e do gado em 2022, temporariamente reduzindo o abate de fêmeas para expandir a criação.

A boa safra de soja e milho também contribuiu para a redução de preços, pois esses grãos são usados na alimentação de frangos e suínos, enquanto as pastagens, principal fonte de alimento para bovinos, foram favorecidas por chuvas regulares. A expectativa é que os preços continuem diminuindo nos próximos meses.

Apesar disso, o consumo de carne vermelha ainda não se recuperou totalmente, mas pode haver um aumento na segunda metade do ano. As exportações de carne brasileira para a China continuam fortes, embora a desaceleração econômica e preocupações com a peste suína africana possam afetar as exportações. Além disso, o corte de filé-mignon, que lidera a queda de preços, não é o preferido pelos países asiáticos, que preferem carnes mais gordurosas.

Avatar photo
Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Coletivo Artesanal e Feira de Variedades agitam fim de semana no Shopping Itaguaçu

Neste fim de semana, o Shopping Itaguaçu oferece não apenas uma, mas duas atrações para toda a família curtir...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }