Portugal prepara viagem do coração de Dom Pedro I para o Brasil no próximo domingo, 21. A relíquia chega a Brasília na segunda-feira, 22, para as comemorações dos 200 anos da Independência, mas o traslado é criticado por acadêmicos de ambos os países.
Segundo o G1, a viagem vai ser feita pela Força Aérea Brasileira. A primeira parada será no Palácio do Planalto. Em seguida, o órgão vai para o Palácio do Itamaraty e fica em exibição até as comemorações do bicentenário,, em 7 de setembro.
A viagem de volta para a cidade do Porto está marcada para o dia seguinte, 8 de setembro.
As negociações para o empréstimo do coração levaram cerca de quatro meses e envolveram o governo português, a Câmara do Porto e representantes da Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda a relíquia.
Ainda segundo o G1, a liberação para a viagem só ocorreu depois que uma equipe avaliou as condições do órgão e garantiu que não haveria riscos. Os profissionais exigiram também que o transporte seja em um ambiente pressurizado.
A relíquia fica armazenada em um vaso de vidro com formol, numa urna trancada por cinco chaves, dentro de um cofre, na Igreja da Lapa.