Portal Making Of

Processo de cassação de Egídio Beckhauser já está em curso

Desde o final da eleição municipal de 2020, o partido Republicanos de Blumenau se desdobra para provar que duas candidatas a vereadora da sua legenda não foram inscritas apenas para cumprir a cota feminina do partido.

Naquele mesmo ano o partido Novo fez uma denúncia contra o Republicanos por usar duas candidaturas femininas consideradas laranjas, onde a Justiça Eleitoral acabou acatando e nas últimas decisões todos os votos dados a chapa do Republicanos foram anulados.

Com isso, o maior prejudicado foi o presidente da Câmara de Blumenau, vereador Egídio Beckhauser, que vê o seu mandato entrar em processo de cassação pelo erro do Republicanos.

A 88ª Zona Eleitoral de Blumenau já recebeu o ofício do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemannen, que determina o cumprimento da decisão de cassação do mandato do vereador.

O primeiro passo da Justiça Eleitoral é comunicar a Mesa Diretora da Câmara de Blumenau e depois publicar um edital para chamar uma audiência pública para fazer o novo cálculo do quociente eleitoral. Depois disso, é que vai se confirmar oficialmente o nome do novo vereador, que na prática acabará sendo o candidato Diego Nasato, do partido Novo.

Esse processo já vem desde o início de 2022 e em setembro o TRE acabou rejeitando os Embargos Declaratórios protocolados pela defesa de Egídio Beckhauser.

Como essa sentença ainda cabe recurso na esfera superior, os advogados do vereador vão entrar com uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral tentando suspender a última decisão até que o mérito da causa seja julgado em Brasília.

Egídio Beckauser foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, mas recebeu apenas 16.123 votos e não conseguiu a eleição. Ele era uma das apostas do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), e também do governador Carlos Moisés (Republicanos).

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais