Em sua 9ª edição, a Maratona Cultural de Florianópolis amplia a representatividade das ações de Artes Visuais, proporcionando amplo acesso àqueles que apreciam manifestações como desenho, fotografia, vídeo e pintura, com um roteiro de mais de 25 espaços na cidade entre os dias 23 e 26 de março.
Nesta edição, a curadoria do evento assina exposições promovidas três espaços: a Maratona Visual, no Largo da Alfândega, no Centro, a Sambaqui Galeria De Arte, na Trindade, e a Galeria Jandira Lorens, localizada dentro do Centro de Artes da UDESC, no Itacorubi, todos estreantes no maior evento multicultural de Santa Catarina.
A Maratona Visual apresentará a exposição coletiva “Segunda natureza”, de Bruna Granucci, Cássio Markowski, Claudia Lira, Fran Favero, Matheus Abel, Silvia Carvalho, com curadoria de Francine Goudel. A mostra reúne obras que intencionam a relação entre arte e natureza, pensado em um sentido amplo, abordando de forma literal a questão do natural, das paisagens e territórios, mas também buscando uma reflexão sobre a natureza existencial e poderá ser visitada durante os quatro dias de programação.
No sábado, dia 25, no mesmo local, a video-projeção “Yvyrupá Território”, de Radilson Gomes, propõe colocar em evidência a questão dos territórios indígenas a partir da identidade dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng.
Seguindo para o norte da Ilha, a Sambaqui Galeria De Arte recebe a mostra “Infestantes”, de Galvão Bertazzi, também com curadoria de Francine Goudel. A exposição reúne obras que tratam sobre a metáfora de uma infestação. Já na Galeria Jandira Lorens, a exposição “Autopoiesis”, de Ana Martins, Caio Villa de Lima, Esmayler Cruz, Gabriela Buffon, Letícia Rech, Leonardo Sanchez Silva, Luisa Cury, Luiza Melo e Manu B Valls, reúne trabalhos de jovens artistas, que percorrem individualmente por temas como a expressividade do corpo, a manifestação simbólica dos sonhos, as reverberações da militância e as camadas da memória.
Além disso, sete espaços integram também por primeira vez a programação do evento, como é o caso da Instituto Collaço Paulo – Centro De Arte E Educação, Câmera Criativa, Helena Fretta Galeria De Arte, Espaço Cultural Amigos do Parque Da Luz, Espaço Cultural do Jardim Botânico de Florianópolis e o Museu Do Lixo.
Já o Museu de Florianópolis, integra a Programação OFF com uma oferta de atividades gratuitas para celebrar os 350 anos da cidade.
Para os apreciadores dos desenhos, o 89º Encontro do Urban Sketchers Florianópolis também integra a programação e será realizado no dia 25, às 15h, na Rua Felipe Schmidt, na esquina com a Praça XV de Novembro, no Centro. Na ocasião, os desenhistas irão se juntar para retratar o início da rua Felipe Schmidt, com várias construções históricas. Falando em arquitetura, duas visitas culturais idealizadas em parceria com o Portal Arq/SC estão confirmadas na Maratona Cultural de Florianópolis. No dia 25/03, às 10h, a visita “Ceisa Center Ícone da arquitetura moderna de Florianópolis 45 anos” será acompanhada por arquitetos que estudam a arquitetura moderna da edificação e a relação com a cidade. No mesmo dia, às 17h, o ponto de encontro será na Praça do Forte São Luiz, com a visita cultural “Praça do Forte São Luiz e suas conexões com a região, narrativas contadas por JA8 Arquitetura Viva + Iphan”, trará uma conversa sobre a Praça, recém entregue pela Prefeitura de Florianópolis.
A programação completa poderá ser conferida pelo http://www.maratonacultural.com/ ou no https://www.instagram.com/maratonacultural2023