Portal Making Of

Promoções é a divisão responsável pela publicidade dos conteúdos da TV Globo

Chamada do "Vem Aí 2024" da Globo (Foto: Reprodução)

Com o intuito de chamar a atenção da sua audiência para as novidades da sua grade de programação, a Rede Globo utiliza sua divisão Promoções para elaborar campanhas que detalham a essência de cada projeto e não têm qualificação de calhau. Um exemplo do viés criativo da equipe liderada por Chico Leão, desde 2013 na posição, é a campanha ‘Vem aí’, que destaca os principais conteúdos de 2024. Já no fim de 2023, foram veiculadas as ações para o lançamento do ‘Big Brother Brasil’ e da novela ‘Renascer’.

Esse formato ganha prêmios. São mais de 100  troféus acumulados. Recentemente, foram dois troféus de ouro no Promax Awards Global Excellence 2023, premiação que homenageia o melhor das “melhores campanhas que definem marcas e transformam os espectadores em fãs, envolvendo o público em todas as telas”, esclarece a emissora.

Os prêmios, como detalha o comunicado, foram para a chamadas ‘Uma história imortal’ e ‘Contagem regressiva das camisas’, ambas relacionadas à cobertura da TV Globo na Copa do Mundo do Catar em 2022.

“De acordo com nossas pesquisas, somos a emissora de TV aberta que mais produz chamadas no mundo. Temos como meta principal capturar, reter e, se for preciso, recapturar o público. Nossa maior premissa é sempre sermos fiéis ao DNA do produto e isso se expressa pelo texto, linguagem visual, fotografia artística e trilha sonora. O maior desafio de fazer chamada para a TV aberta é ser compreendido com um conteúdo promocional interessante, sedutor e inovador”, explica Leão.

A linguagem renovada ao longo dessa última década avançou para além do que no passado chamava-se merchandising. Funciona nos padrões de uma agência de propaganda com 73 profissionais atendendo clientes internos como novelas, séries, filmes, programas jornalísticos, de variedades e esportivos. Em média, são 45 chamadas diárias. Em 2023, foram cerca de 17 mil ações.

“Além de toda a área criativa, de atendimento e planejamento de campanhas de uma agência, a Promo tem também uma grande produtora interna, que edita, sonoriza e faz todas as artes gráficas das chamadas, em parceria com a área de tecnologia da Globo. As campanhas nascem e são finalizadas dentro da nossa estrutura interna”, afirma Leão.

O executivo esclarece que há diferença entre o trabalho realizado pela área Marca & Comunicação, que é responsável pela ativação de branding da Globo.

 

*Texto do Portal Propmark

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Lira adia votação do PL das Fake News

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu nesta terça-feira, 2, adiar a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News.

Gás de cozinha fica mais barato em SC

Os catarinenses deverão pagar menos pelo gás de cozinha nos dos próximos dias. O botijão de 13 quilos ficará até R$ 8 mais barato: passando

Leia mais

A eliminação de Boninho

A demissão de Boninho na sexta-feira 13, dia da semana em que as grandes empresas demitem funcionários graduados para esvaziar a repercussão no fim-de-semana, inaugurou