Portal Making Of

Qual a chance do seu candidato a vereador ocupar uma das 23 cadeiras na Câmara de Florianópolis

Nas eleições municipais de 2020, Florianópolis teve 529 candidatos a vereador, mesmo em tempos de pandemia que dificultou muito a interação do candidato com o eleitor.

Naquela eleição, eram 23 candidatos por cadeira da Câmara de Vereadores, onde o mais votado recebeu 5.858 votos e o último a entrar no legislativo obteve 1.571 votos, mas por conta da legenda partidária.

Em 2024 a coisa parece ter ficado um pouco mais fácil, já que o número de candidatos a vereador diminuiu para 304 nomes aprovados no Tribunal Regional Eleitoral, o que dá um decréscimo de pouco mais de 40%.

Hoje, isso dá 13,2 candidatos por vaga na Câmara da Capital, aumentando a probabilidade de entrar no legislativo e facilitando a escolha do eleitor no horário eleitoral gratuito.

O ponto principal que fez o número de candidatos a vereador cair foi a mudança das regras eleitorais que passaram a vigorar nessa eleição. Em 2024, cada partido só pode lançar o número de candidatos igual ao número de vagas das Câmaras de Vereadores. Antes cada legenda poderia lançar 150% da quantidade de cadeiras do legislativo municipal.

Então, em 2020, cada partido poderia ter 34 candidatos em Florianópolis e em 2024 só pode ter 23 nomes disputando essa eleição.

O outro motivo para a diminuição foi a cláusula de barreira, que acabou reduzindo o número de partidos políticos ativos no Brasil de 30 legendas para somente 23.

O índice médio de renovação dos vereadores em Florianópolis em cada eleição é de aproximadamente 50%. Em 2020, esse número foi de 47%, onde entraram 11 estreantes dos 23 que se elegeram em 2016.

Na eleição de 2012 foi quando houve o maior número de novatos entrando na Câmara de Vereadores da Capital. Foram 16 novos vereadores, fazendo que 70% dos legisladores ficassem pelo caminho naquela eleição.

Com o aumento no número de eleitores, pode ser que cada vereador eleito tenha uma votação maior que em 2020. Naquele ano, seis vereadores se elegeram com um votações entre 1.500 e 1.900 votos. Outros 11 conseguiram a vaga recebendo entre 2000 e 3000 votos e apenas seis vereadores fizeram mais de 3 mil votos.

Outros candidatos de 2020 fizeram mais votos que muitos vereadores eleitos por conta do quociente eleitoral, onde seus partidos tiveram uma baixa legenda e impossibilitaram esse mais votados de ficarem com a cadeira na Câmara.

Apesar do desvirtuamento da função do vereador quando assumem o cargo, a principal função continua sendo a fiscalização do poder executivo, a apreciação de projetos encaminhados para a Câmara e o regramento de políticas públicas municipal.

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais