Setembro 17, 2021

Qualificação para o mercado audiovisual

Qualificação para o mercado audiovisual

Não tem como escapar, hoje quase todo mundo está imerso em um universo online que é feito tanto de imagem quanto de sons. O audiovisual tem ganhado cada vez mais força e espaço no mundo, principalmente nesse momento em que as pessoas estão redirecionando muitos trabalhos para o meio virtual. Por isso a coluna de hoje é dedicada a esse assunto, por saber de tantas pessoas que estáo em busca de qualificação não só para TV e Cinema, quanto para a vida em geral.

 

Foi pensando em democratizar o conhecimento e reunir pessoas que buscam se especializar na área que a Plural Filmes, produtora de audiovisual com renomados produtos no mercado, lança a PluralTec, com aulas ao vivo e gravadas, possibilitando aprofundar aprendizados em conteúdos mais técnicos e desmitificar teorias.

 

Ao todo, serão 20 cursos com 24h de duração. Desenvolvida por professores, profissionais, técnicos e acadêmicos da área, PluralTec propõe uma imersão nas diferentes linhas temáticas, combinando aulas síncronas e assíncronas, divididas em 5 temas: Audiovisual é Técnica; Audiovisual é Arte e Crítica; Audiovisual Para Todos; Audiovisual é Contar Histórias; Audiovisual é Cidadania.

 

“A PluralTec é uma oportunidade para que pessoas deste Brasil plural em experiências e regionalidades se encontrem virtualmente para pensar, debater e discutir sobre o audiovisual. Propomos linhas temáticas que vão do assunto mais específico, como “ferramentas para o uso do foco na dramaturgia” até a ‘política e a estética das imagens’, passando pela "prática de inscrição de projetos culturais em editais de fomento", comenta Ralf Tambke, um dos criadores da PluralTec e que dará o curso “A Iluminação para a Cinematografia”.

 

A documentarista e realizadora audiovisual, que junto com Ralf é sócia fundadora da produtora de conteúdo independente Plural Filmes, será professora no curso “Dirigindo o Real: Realização do Documentário, da Criação à Montagem”. Ela fala sobre a PluralTec:

 

“Pensamos em trabalhar com várias frentes de conhecimento e somar um público bem diversificado, desde os que já atuam no audiovisual e que buscam ampliar os conhecimentos, até quem é cinéfilo e gostaria de compreender mais a linguagem audiovisual. Também são cursos voltados para quem tem uma ideia de um documentário mas não sabe o que fazer para transformar em filme, ou, ainda, como escolas e professores podem utilizar o audiovisual na aplicação da lei 10.639/11.645, de combate ao racismo. Há cursos ainda para quem quer aprender como melhorar a sua imagem e do seu negócio, se utilizando da ferramenta audiovisual. Fomos somando um grupo potente de professores, de distintas formações, canalizando a energia para oferecermos cursos que de fato intensifiquem os conhecimentos de profissionais e cidadãos.”

 

“A criação de um Núcleo de Formação Audiovisual – a PluralTec - foi um grande desafio para a equipe da Plural Filmes. “Nosso objetivo é democratizar o conhecimento audiovisual, fornecendo conteúdo de qualidade para estudantes e profissionais da área e atingirmos também um público de outras áreas, como artistas, jornalistas, arquitetos, professores, etc”, diz Hélio Levcovitz, que coordena a comunicação da PluralTec. “Nossa experiência em sala de aula nos ajudou a traduzir o ensino presencial para o EAD, que deve permanecer daqui para frente com muita força em todas as áreas de ensino. Com um time de professores experientes, pretendemos oferecer a maior diversidade possível de conhecimento de qualidade para alunos de todo Brasil.”

 

 

 Cursos

As inscrições podem ser feitas através do site www.plural.tec.br e, quem adquirir qualquer curso da PluralTec, terá o benefício de poder usufruir de um acesso gratuito ao conteúdo da Tamanduá TV - plataforma de streaming do Canal Curta que oferece séries e filmes sobre música, arte, cultura, história e muito mais. Os cursos que serão lançados neste primeiro momento, são:

 

-   “Antes e depois do ‘Ação’, a interpretação para o audiovisual”, com Ana Cecília Costa

 

O curso propõe uma análise dos diversos elementos da linguagem audiovisual, tomando como foco o trabalho do ator. Para isso, apresentará como funciona o processo de criação em cinema e televisão, abordando as relações entre a atuação e os elementos do audiovisual.

 

-   "Da Literatura ao Cinema, do Cinema à Literatura" com Demétrio Panarotto

 

O ponto de partida do curso é a Literatura e o modo como a narrativa (o romance burguês) do século XIX influencia o cinema, o conceito de adaptação – a partir de uma construção histórica e teórica.

 

-   "Ferramentas Conceituais e Práticas de Análise Fílmica" com Dilma Juliano e Daniel Medeiros

 

O eixo central está na exposição de ferramentas teóricas e práticas que auxiliem na construção da crítica sobre o audiovisual. O curso vai proporcionar reflexões sobre a história do cinema e da crítica e sobre a estrutura fílmica, para permitir a análise crítica sobre o cinema e a ficção seriada.

 

-   "História da Arte - Transformações Estéticas e a Política das Imagens" com Ana Carolina Cernicchiaro

 

Uma reflexão sobre a história da arte, discutindo as funções que a arte exerceu na sociedade, as relações entre arte e poder, história da arte e colonialismo, representações de gênero, classe e raça, arte e resistência.

 

-   "Do Lado de Dentro - A Produção Audiovisual" com Ricardo Karam

 

Partindo dos desafios da produção executiva, a ideia das oficinas é de incentivar a criatividade e o poder de decisão entre os participantes, fazendo com que possam cultivar senso de trabalho em equipe, criando situações reais de obstáculos que se apresentam em uma produção audiovisual.

 

-   "O Minuto que Foi - Da Ideia a Exibição" com Yasser Socarrás González

 

Curso de criação audiovisual que propõe a realização de um filme de um minuto, a partir de um mergulho no processo, desde a ideia até a exibição. Durante o curso os participantes terão a oportunidade de vivenciar as diferentes etapas de realização audiovisual a partir de exercícios práticos, culminando na exibição do filme de 1 minuto produzido durante o curso.

 

-   "Dirigindo o Real: realização do documentário, da criação à montagem" com Marcia Paraiso e Glauco Broering.

Capacitar o aluno a conhecer as etapas de produção de um documentário, desde o entendimento como cinema, passando pela escrita, roteiro, pesquisa, projeto, produção, entrevista, filmagem, decupagem, montagem, finalização e exibição/entrega.

A partir de outubro, a historiadora Cláudia Mogadouro, que é formadora audiovisual de professores da rede municipal de SP, fará debates quinzenais intitulados de “Janela Aberta para o Cinema”, sobre filmes do Canal Curta e da Tamanduá TV. As datas deste, assim como de outros cursos, serão divulgadas em breve nos nossos canais de comunicação.

 

Inscrições:  www.plural.tec.br

Instagram: @pluraltec

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze 10

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!