Portal Making Of

Quanta cor tem na CASACOR?

Hoje, uma coluna colorida por meio do olhar da minha amiga e jornalista Jana Hoffmann, que retrata os ambientes da CASACOR 2023 que ousaram no tom sem medo de ser feliz.

Já visitou a mostra? Não? Boa programação pro feriadão!

Na foto de capa, Oásis, por Leandro Sumar e Patrícia Furukawa, que traz um despertar para o tato, olfato e visão. Um convite para vivenciar uma experiência sensorial, com toques do Oriente. Os tapetes, pufes, almofadas e outros objetos decorativos saltam aos olhos como obras de arte. As cores vibrantes e os desenhos exóticos, principalmente, da tapeçaria revelam cada detalhe das peças feitas à mão.

Para retratar o oásis oriental em meio ao frenesi urbano, os profissionais investiram numa paleta de tons terrosos. Destaque para a cor predominante das paredes, um amarelo queimado, a “Doce mel” – com efeito velvet da Coral, que lembra o resultado do cimento queimado – que misturada ao jogo de luzes e sombras, arremata a proposta de retratar a cultura oriental. (A foto é de Lio Simas)

Mergulho Sensorial

E daqui do nosso Campeche, a BCH Arquitetos, que tem à frente do projeto as arquitetas Betina Chede e Talita Coral, tem como ponto de partida os oceanos em sua plenitude e, literalmente, profundidade, observados na concepção da praça Mergulho Sensorial. Para elas, a criação do universo começou pelos mares. Vieram das águas os primeiros seres que habitam o planeta.

O resultado é um ambiente lúdico e criativo. E para demarcar o espaço, as profissionais optaram por colorir as paredes do entorno de azul, o Mistério do Oceano da Coral. “Este tom casou muito bem com a nossa ideia. Ele fortalece e simboliza o protagonismo do oceano no projeto”, ressaltam.

Tudo é pontuado com muito verde, iluminação natural e materiais sustentáveis, unindo arte e arquitetura. (Foto de Mariana Boro)

Amor de vó

Já o Banheiro Vó Manoela, revela a paixão da avó materna de Giovanna Ghisleni pela natureza. O contato que ela tinha com as plantas motivaram a arquiteta a escolher o verde como cor predominante do projeto na mostra de decoração.

“A cor expressa um pouco do cotidiano da minha avó, a conexão que ela tinha com a paisagem natural, principalmente nos momentos de colheita”, explica a profissional.

Aliás, as diferentes tonalidades manifestadas na natureza, aparecem como num degradê de dois tons de verde – um mais fechado e outro mais aberto. Aqui, Mata Tropical e Águas Profundas foram as tintas escolhidas para cobrir a parede do espaço íntimo, numa composição com o branco Neve. (Foto Lio Simas)

Sinais do Tempo

Taiza Santos, que faz sua estreia na CASACOR/SANTA CATARINA , buscou nas marcas do tempo e nas reflexões dos acontecimentos da vida, o norte para desenvolver o projeto do espaço “Sinais do Tempo”, que é um receptivo instagramável na exposição catarinense.

Direcionada pelo tema da mostra “Corpo & Morada”, a arquiteta, basicamente, criou uma instalação artística, destacada por uma única cor, a Moeda de Cobre do catálogo da Coral, um tom alaranjado.

“Escolhi este tom pois remete à cor da terra, que traz o significado da origem de tudo. Usada como base, ela unifica os quatro atos reflexivos sobre o corpo e a morada”, explica Taiza. (Foto Lio Simas)

Amanhã eu vou conhecer a mostra. Daí falo sobre minhas percepções. Dizem que está um deslumbre!

***** 

*****

A cara do pai

Ela já está acostumada a se referirem a filha como “Mini Ed Pereira”. E Dia das Crianças chegando, mamãe Samantha Brose já está com planos para fazer o dia da pequena e fofa Cecília bem alegre! Quem aguenta esse sorriso? Aliás, olha só esses pezinhos!

*****

Bebês Reborn 

Pensando em fazer este Dia das Crianças mais especial ainda, o Floripa Shopping está preparando uma experiência única que vai encantar crianças e adultos: uma exposição de bonecas e bebês Reborn. Pela primeira vez na cidade, essa exposição promete trazer a magia e o realismo dessas criações incríveis. A artista Tatiane Garlini aprimorou técnicas de pintura e aprendeu a criar detalhes realistas, como tonalidades de pele e rugas, e explorou diversos estilos e expressões, dando vida às bonecas. A exposição é gratuita e fica até o próximo dia 15/10.

A Magia nos Detalhes

Cada bebê Reborn é uma obra de arte cuidadosamente trabalhada, desde a pintura da pele até a inserção de cabelos e cílios. Tatiane utiliza diversos materiais, como tintas, esponjas picotadas, pincéis e cabelos naturais ou sintéticos, para garantir que cada criação alcance um resultado realista e cativante.

Essa profissão permite que Tatiane expresse sua criatividade e habilidades artísticas de maneira emocionante. Ela destaca que, embora o trabalho exija paciência, dedicação e amor pela arte, a recompensa está no sorriso das pessoas ao receberem uma boneca Reborn. Cada criação é única e especial, tornando o processo um privilégio e um encanto para quem entra nesse mundo mágico.

*****

Alegria dos pequenos

Falando ainda em Dia das Crianças… O SpotMarkt abre suas portas no sábado (14), para dois projetos gratuitos que terão de feira de produtos ao tradicional Boi de Mamão. Pela primeira vez a Feira Plural irá acontecer em conjunto com a Cultura Mané que garante tradição e diversão para a família toda. Na programação mais de trinta expositores, oficina de pulseiras de miçangas para as crianças, música ao vivo, brinquedos infláveis e apresentação de Boi de Mamão. Tudo aberto ao público de forma gratuita. (Foto Gabriela Eufrasio)

*****

Organzza na Casa Frisson

Ela é uma das 12 participantes da primeira temporada da edição brasileira da maior competição de drags do mundo; o Drag Race Brasil. A drag queen Organzza vem pela primeira vez para Florianópolis e vai participar de uma Watch Party amanhã, quarta-feira, 11, na Casa Frisson.

A participante carioca, considerada um dos destaques do reality, será recepcionada pelas drags Mara Bens, Lady de Rosas e Suzaninha. Os ingressos para o evento, que são limitados, estão à venda no Sympla https://www.sympla.com.br/organzza-em-florianopolis–watch-party-drag-race-brasil-na-casa-frisson__2188139.

A partir das 18h30 será realizado um Meet & Greet, com drinks com Organzza, e a abertura da Casa Frisson, que fica na Rua Vidal Ramos, 78, bem no Centro de Florianópolis, está marcada para as 20h. Haverá transmissão do episódio inédito, realização de Infame Games, performances e after party. A classificação é 18 anos. Mais informações no @casafrisson.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Arte para ser vivida e sentida 

Os arquitetos Fábio Vitorino, Laís Forte, Mariana Pesca e Guto Pereira foram alguns dos convidados do movimento de Authentik Art e da Contti Home Design,

Arte para ser vivida e sentida 

Os arquitetos Fábio Vitorino, Laís Forte, Mariana Pesca e Guto Pereira foram alguns dos convidados do movimento de Authentik Art e da Contti Home Design,