10.3 C
fpolis
10 C
fpolis
sábado, 21 maio, 2022

Queda do poder aquisitivo

Foto: Pixabay
Últimas notícias

A inflação rouba o poder de compra, faz o consumidor priorizar despesas e mata negócios. O dinheiro vai se apequenando diante das necessidades, forçando o consumidor a escolher entre itens básicos como comprar comida ou o gás para cozinhar. Uma situação de necessidade extrema. Para quem não vive essa realidade, talvez seja difícil fazer um exercício de empatia para se colocar no lugar no outro, por isso, antes de elogiar um governo que mantém uma política econômica medíocre  e excludente, atenha-se ao fato que os Governos passam, mas é “essa gente” que continua lutando para sobreviver.

De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (fevereiro de 2022) foi de 01,01%. Esse percentual se refere ao mês de fevereiro de 2022 e é o mais recente da série histórica. Já no acumulado dos últimos 12 meses (até fevereiro), o valor é de 10,54%.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”, escreveu Belchior na linda...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }