Portal Making Of

Raimundo Colombo está a procura de um novo partido pensando em 2026

No início dessa, no evento da Fiesc para a inauguração da Academia Fiesc, muitos políticos estavam presentes e um dos comentários que surge é a possível saída do ex-governador Raimundo Colombo do PSD.

Esse rumor vem desde o fim das eleições de 2022, onde Colombo disputou uma vaga ao senado, mas perdeu para Jorge Seif (PL), que era o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Dentro do PSD, fala-se também que o ex-governador acabou sendo abandonado primeiro porque ele queria mesmo ter sido o candidato a governador do partido e depois pela falta de transferência de recursos do Fundo Eleitoral para a sua campanha.

O ex-deputado estadual Milton Hobus, que na época era presidente do partido, também perdeu a empolgação com tudo que aconteceu e saiu da presidência antes mesmo do término do mandato.

Segundo ele, muitos candidatos a deputado do partido trabalharam para si e esqueceram a unidade partidária. Com isso, uns ganharam verba demais enquanto a maioria ficou a ver navios.

O PP poderia ser o novo partido de Raimundo Colombo, pois o partido vai precisar de uma liderança forte no Planalto Serrano em 2026 e isso poderia unir o útil ao agradável.

Colombo deve disputar uma vaga em Brasília, seja como deputado federal ou até novamente como senador, mas a condição para o futuro partido é que ele tenha um mínimo de condição de vitória.

Outro ponto que pode tirar colombo do PSD é o novo comando, no caso o ex-chefe da Casa civil Eron Giordani, que foi candidato a vice-governador na chapa de Gean Loureiro (UB). Eron é próximo de Júlio Garcia (PSD) que já demonstrou não ter a mesma afeição pelo ex-governador.

Tanto Eron quanto Júlio estariam trabalhando o nome do prefeito João Rodrigues, que em 2024 vai disputar a reeleição em Chapecó, para que ele seja o protagonista do PSD em 2026.

Todos esses aspectos empurram Raimundo Colombo para fora do PSD que hoje está nas mãos de poucos. Desde que Eron assumiu a presidência, o PSD já perdeu, de forma traumática, dois prefeitos catarinenses.

Ainda em 2022 o prefeito Wilson Trevisan, de São Miguel do Oeste, bateu em retirada reclamando da forma como a eleição foi conduzida. No início de 2023, o prefeito Dorival Borga, de Videira, gravou um vídeo mostrando também seu descontentamento com a forma que Eron vinha conduzindo a sigla.

GEAN LOUREIRO NÃO SAI DO UNIÃO BRASIL

Na tarde de quarta-feira, 22, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, deu uma entrevista para Emanuel Soares, da rádio Jovem Pan News Floripa, afirmando que de jeito nenhum sairá do União Brasil.

Segundo ele, tem a missão de criar inúmeros diretórios municipais visando as eleições de 2024 e 2026. Ele confirmou que o presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini, deve mesmo sair do União Brasil e ir para o MDB, mesmo partido do seu pai, deputado federal Valdir Cobalchini.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais