23.6 C
fpolis
23.6 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Redução da Selic leva à queda de juros no consignado

Marcello Casal JrAgência Brasil
Últimas notícias

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou uma segunda redução consecutiva na taxa básica de juros (Selic) do Brasil, com um corte de 0,5 ponto percentual, estabelecendo a Selic em 12,75% ao ano, seu nível mais baixo desde maio de 2022. Essa decisão visa estimular a economia, atrair investimentos e gerar empregos, respaldada pela queda da inflação, previsão de crescimento do PIB e melhorias na nota de crédito do país.

O Copom indicou que o ciclo de cortes deve continuar na próxima reunião e que essa redução é compatível com a estratégia de convergência da inflação para a meta. Uma consequência imediata é a redução das taxas de juros em empréstimos consignados, alinhando-se com as novas taxas básicas e buscando impulsionar a economia.

No que diz respeito aos juros do consignado do INSS, o Banco do Brasil reduziu as taxas de 1,75% ao mês para 1,71% ao mês na faixa mínima e de 1,89% ao mês para 1,85% ao mês no patamar máximo. Por outro lado, a Caixa Econômica Federal anunciou que a taxa média de juros para o consignado passará de 1,61% ao mês para um mínimo de 1,55% ao mês, a partir de quinta-feira. No entanto, os novos juros específicos para o consignado do INSS ainda não foram divulgados pela instituição. Além disso, a Caixa está oferecendo capital de giro a partir de 0,99% ao mês para micro e pequenas empresas, o que representa uma redução de 0,22 ponto percentual em comparação com a taxa anterior.

Avatar photo
Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }