Portal Making Of

Saída estratégica

Foto: Foto: Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum / Crédito: divulgação.

Saída estratégica. Com a mudança na oferta de capital no mercado brasileiro de M&A, a saída antecipada tem se tornado uma tendência cada vez mais atrativa entre empreendedores e investidores. Essa estratégia consiste em sair do negócio no topo da curva de valor da empresa, maximizando o valor recebido e evitando uma avaliação com menor liquidez. A saída antecipada sugere uma saída estratégica em condições reais, dada uma faixa de preço com compradores dispostos. E esses investidores estão entusiasmados. Essa ação não deve ser vista pelos empreendedores como uma saída precipitada antes que o empreendimento atinja a maturidade. Pelo contrário, pode ser a melhor alternativa para quem está começando um negócio, ainda mais considerando que nem todo negócio vai abrir o capital ou ser um unicórnio. “É importante que esses fundadores e investidores considerem o early exit como uma opção viável para maximizar o valor recebido em uma negociação. É essencial contar com uma assessoria experiente e cautelosa para que essa estratégia se converta em um ótimo negócio, gerando benefícios para todas as partes envolvidas”, segundo Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum, empresa que apoia investidores e assessora os movimentos de fusões e aquisições de startups.

Foto: Painéis de energia solar Alesc / Crédito: divulgação.

Energia solar em expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a capacidade instalada de geração de energia solar no Brasil aumentou de apenas 1 MW em 2012 para 24 GW em 2022, um aumento significativo em uma década. Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável, em março deste ano o Brasil entrou pela primeira vez na lista dos dez países com maior capacidade instalada acumulada de energia solar fotovoltaica, e está a caminho de atingir 28 GW de capacidade operacional. Atenta a prever os movimentos do mercado, a Quantum Engenharia acompanhou as transformações das últimas décadas e desde 2014 atua também no setor de energia renovável, com foco em grandes projetos de produção de energia fotovoltaica. Em Santa Catarina, a Quantum é responsável pelos sistemas implantados na reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina, a Superintendência Regional da Polícia Federal e a Assembleia Legislativa do Estado, onde a cada ano o consumo de energia deve diminuir 20% e resultar em um ganho ambiental equivalente a deixar de emitir 174 toneladas de CO² na natureza.

Foto: Lucas Schweitzer, idealizador Empreende Brazil Conference / Crédito: divulgação.

Jornada do Empreendedor. A 9ª edição do Empreende Brazil Conference inova ao garantir que os participantes saiam do evento com um plano de ação pronto para colocar em prática em seus negócios. “O evento será guiado pelo Método 360° e conduzirá os espectadores para a formatação de um plano de ação, permitindo que o participante efetivamente saia da conferência com uma estratégia tangível, um documento que vai converter o aprendizado proporcionado na imersão para as ações que ele necessita colocar em prática para alavancar o seu negócio ou trabalho”, explica Lucas Schweitzer, realizador da conferência.  A maior imersão empresarial da América Latina acontece no dia 27 de maio com 12 horas ininterruptas de palestras e mentorias na Hard Rock Live Arena, na Grande Florianópolis.

Foto: Divulgação Hexagon

Produção na palma da mão. A divisão de Agricultura da Hexagon lançou um aplicativo que permite monitorar todos os processos executados no campo direto pelo celular. O HxGN AgrOn Sala de Controle | Mobile surgiu de uma demanda dos gestores e diretores das empresas agrícolas, que precisavam de mais agilidade para acompanhar as operações e resolver eventuais problemas que surgissem. O app tem funções como notificações personalizadas, que permitem ao gestor configurar o recebimento de avisos quando, por exemplo, algum incidente ocorrer no campo. De acordo com Alexandre Alencar, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de Agricultura da Hexagon, o aplicativo é um módulo do HxGN AgrOn Sala de Controle, um software para monitoramento em tempo real de tudo o que acontece na lavoura. Ele é utilizado por empresas agrícolas em um espaço físico dedicado e com estações de trabalho onde são recebidos dados e informações para controle remoto das atividades de campo. Os Avisos e alarmes específicos podem ser configurados no módulo central da sala de controle para enviar notificações para determinados usuários. O líder de uma frente de corte pode ser informado, por exemplo, se ocorrer a quebra de uma de suas colhedoras.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.