Portal Making Of

Santa Catarina e a CPMI que vai investigar o 8 de janeiro

A dama mais marcante do Brasil em 2023 foi o dia 8 de janeiro, onde supostos bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, o congresso Nacional e o Supremo Tribunal de Justiça em Brasília.

Desde aquele dia, muitas pessoas foram presas e ainda se encontram na Capital Federal para averiguações. Mas deputados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e principalmente do Partido Liberal queriam uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os fatos ocorridos naquele dia.

Na última sexta-feira, 24, deputados federais e senadores de oposição ao governo Lula comemoraram por terem conseguido as 171 assinaturas dos deputados federais e 27 assinaturas de senadores, necessárias para a instalação dessa CPMI, que vai transcorrer tanto no Senado quanto na Câmara Federal.

O Governo Federal é contra essa Comissão Parlamentar porque entendem que essa investigação já está sendo feita pela Polícia Federal e pelo Judiciário, em especial pelo ministro Alexandre de Moraes (STF).

Dos 19 congressistas de Santa Catarina, os três senadores, Esperidião Amin (PP), Jorge Seif (PL) e Ivete Appel da Silveira (MDB), e doze deputados federais assinaram o documento para a criação da CPMI.

Como já era esperado Ana Paula Lima e Pedro Uczai, do PT, não assinaram e estranhamente os deputados Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini, do MDB, também não assinaram. O fato curioso ficou por conta do deputado federal Jorge Goetten (PL), que só assinou depois que se conseguiu as adesões necessárias para a criação da comissão.

Ele confirmou que era contra a instalação da CPMI, mas assinou por conta da união partidária. Bastou isso para que seus colegas de bancada torcessem o nariz contra a decisão dele e também para que o deputado estadual Sargento Lima (PL) o criticasse por conta dessa atitude.

Sargento Lima escreveu que “só deputado cagão assina depois de coletada as assinaturas necessárias. Pelas assinaturas da CPMI, daqui para frente quem assina é oportunista! Agora seguimos firmes em busca da verdade!”.

VEJA OS SEPUTADOS FEDERAIS DE SC QUE ASSINARAM:

Caroline de Toni (PL)

Daniel Freitas (PL)

Daniela Reinehr (PL)

*Jorge Goetten (PL)

Júlia Zanatta (PL)

Zé Trovão (PL)

Ricardo Guidi (PSD)

Ismael dos Santos (PSD)

Rafael Pezentti (MDB)

Fabio Shiochet (União)

Geovânia de Sá (PSDB)

Gilson Marques (Novo)

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais