Portal Making Of

Sebrae/SC faz mapeamento de startups no Estado

Divulgação/Startup SC

Estudo inédito do Sebrae de Santa Catarina mapeou 1.301 startups no Estado, com informações sobre localização, modelos de receitas, faturamento médio, com a maturidade e estágios dos negócios.

Segundo o levantamento, 10 cidades concentram 80% das startups catarinenses, sendo Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó os principais polos. Quase 43% das empresas estão na etapa de operação, tendo já passado pelos estágios de ideação e validação — apenas 6% das startups estão em momento de escala.

O mapeamento mostra que as oportunidades se estendem por todo o estado: dos 295 municípios catarinenses, 78 possuem ao menos uma startup, e dentre as empresas estudadas, 120 estão nas regiões do Oeste (7%) e Meio Oeste (3%) catarinense.

Dados sobre o faturamento das startups mapeadas em Santa Catarina: Consideradas ou Empresas de Pequeno Porte (EPPs), 316 (24%) empresas conquistaram entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões de faturamento e 41 (3%) estão acima desses valores, sendo enquadradas como médias ou grandes empresas. Para atingir esses números, 32% dos negócios geram receita através de SaaS (Software as a Service ou software como serviço, em português).

Em relação aos modelos de negócio, 612 empresas fazem tecnologia para outras empresas (B2B), enquanto 292 comercializam soluções que ocorrem entre empresas, mas com o objetivo de atingir o consumidor final (B2B2C).

Um dos desafios do ecossistema catarinense está na diversidade de gênero entre os sócios e co-fundadores: 85% deles são homens, com a participação feminina ainda pouco representativa. Já no contexto de idade, a maior faixa está entre 31 e 40 anos, 46% do público mapeado.

Segundo Carlos Henrique Fonseca, Diretor Superintendente do Sebrae/SC, o estudo revela as características que fazem do estado polo de referência em startups no sistema Sebrae e que contribui para fortalecer e promover iniciativas voltadas ao setor.

“Não tenho dúvidas de que explorando a potencialidade das nossas startups e unindo forças com a equipe dedicada que temos no Sebrae/SC, seremos cada vez mais referência, provando nosso potencial para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina e do país”, explica.

Acesse o estudo completo aqui.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Endrick participa do Conversa com Bial

Revelação do futebol brasileiro, o atacante Endrick, de 17 anos, participou do Conversa com Bial dessa segunda-feira, 07/05. Atualmente atuando pelo Palmeiras, mas com contratado

Leia mais

Endrick participa do Conversa com Bial

Revelação do futebol brasileiro, o atacante Endrick, de 17 anos, participou do Conversa com Bial dessa segunda-feira, 07/05. Atualmente atuando pelo Palmeiras, mas com contratado