Portal Making Of

Semana de boas notícias e pontos de vista polêmicos

Foto: Total das exportações e das importações foi de US$ 41 bilhões no ano (foto: divulgação Porto de Navegantes)
Foto: Total das exportações e das importações foi de US$ 41 bilhões no ano (foto: divulgação Porto de Navegantes)

Agropecuária

Exportação em alta! O Boletim Agropecuário de junho trouxe resultados positivos para a produção agrícola em Santa Catarina, destacando especialmente o aumento das exportações de frango. No mês de maio de 2023, as exportações de frango registraram um crescimento de 8,2% em volume e uma receita 7,9% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, o boletim menciona a redução de quase 20% no preço do feijão-preto pago aos produtores catarinenses, devido a uma safra nacional um pouco mais abundante, que gerou uma oferta ajustada à demanda, impactando negativamente os preços.

 

Indústria

Foto: Arquivo / SECOM

A produção industrial em Santa Catarina apresentou um crescimento de 1,1% em abril, tornando-se a segunda maior expansão do país, junto com a Bahia, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, de acordo com o Observatório FIESC. Os setores de equipamentos elétricos, automotivo e de produtos de borracha e material plástico se destacaram nesse crescimento. O setor de produtos de borracha e material plástico teve um aumento de 6,8%, impulsionado pela posição estratégica das indústrias catarinenses no fornecimento de embalagens e tampas plásticas. Os setores de equipamentos elétricos e automotivo também apresentaram crescimento significativo.

Foto/ crédito: Pixabay

Crescimento expressivo. Além dos setores mencionados, outros segmentos da indústria catarinense também registraram expansão em abril. A produção de equipamentos elétricos aumentou 6,4%, impulsionada pelas exportações de transformadores elétricos e outros produtos para os EUA, Chile e Argentina. No setor automotivo, Santa Catarina cresceu 6,2%, enquanto a média brasileira apresentou queda de 4,6%. A indústria têxtil, alimentícia, de celulose e papel, e de produtos de madeira também mostraram crescimento. A atividade agropecuária teve um papel importante nesses resultados, impactando as exportações na indústria alimentícia.

Foto: Lideranças do Sul durante encontro com o Presidente em exercício Geral Alcmin, no Ministério da Indústria e Comércio / Crédito: Gustavo Moreno-CNI)

Lideranças do Sul. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, juntamente com representantes das Federações de Indústria do Paraná (FIEP) e do Rio Grande do Sul (FIERGS), participaram de uma reunião em Brasília com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O objetivo do encontro foi defender a realização da reforma tributária e promover a neoindustrialização no país, além de discutir temas como gasto público, custo logístico e política industrial. O presidente da FIESC destacou a importância da reforma tributária sem aumento da carga tributária, enquanto Alckmin expressou confiança na aprovação da reforma. Na reunião com Lira, também foram enfatizadas a harmonia entre os poderes e a livre iniciativa, e Lira se comprometeu a empenhar-se para aprovar a reforma tributária na semana de 3 a 7 de julho, afirmando que será favorável ao setor industrial.

Porto de Navegantes (Foto: Eduardo Valente / Secom)

Destaque catarinense. No primeiro quadrimestre de 2023, os portos de Santa Catarina confirmaram seu potencial logístico ao se destacarem na movimentação de contêineres. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto de Navegantes (Portonave) e o Porto Itapoá ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugares no país em termos de carga conteinerizada. A Portonave registrou a movimentação de 4.751.038 toneladas, enquanto o Porto Itapoá alcançou a marca de 3.411.669 toneladas, subindo do quinto para o terceiro lugar. O Porto de Santos continua liderando o ranking, com 10.351.619 toneladas. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, destaca o apoio institucional aos portos e reconhece o trabalho realizado por eles.

 

Radar

Marcello Casal JrAgência Brasil

Em sua quarta reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou indícios de desaceleração da inflação e da produção, porém optou por manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 13,75% ao ano (a.a.). Essa decisão mantém a Selic no seu nível mais alto dos últimos cinco anos. A última vez em que ela alcançou esse patamar foi em dezembro de 2016, quando o Copom iniciou um ciclo de redução após um longo período em que a taxa estava em 14,25% a.a. Não por acaso o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem criticando o patamar atual da Selic que impede o crescimento mais acelerado da economia.

 

Inovação & Negócios

Foto: Karina Correia, gerente comercial, Giovane Saragoça, diretor técnico, e Rafael Silva, diretor de negócios da urbanizadora (da esq. para dir.) / Crédito: divulgação.

Trio de peso. Presente há mais de 30 anos no mercado catarinense e reconhecida pela qualidade dos empreendimentos entregues, a Alínea Urbanismo tem um trio de peso à frente de suas operações. Karina Correia, gerente comercial, Giovane Saragoça, diretor técnico, e Rafael Silva, diretor de negócios da urbanizadora comandaram recentemente o lançamento de mais um empreendimento em São José, o Vivenda Praianos. A empresa está em plena expansão e cidades como Imbituba, Criciúma, Itajaí, Joinville e Blumenau estão entre os locais que deverão receber novidades nos próximos dois anos.

Sandro Bittencourt, CEO da Vektor Energia, que lança uma plataforma inovadora para o setor elétrico durante a ExpoGestão / Crédito: divulgação.

Energia elétrica. A Vektor Energia está vai lançar a plataforma “Insight Energy” durante a ExpoGestão 2023, em Joinville, um dos maiores eventos empresariais do Sul do Brasil. A plataforma vai trazer dados sobre chuvas, reservatórios, consumo e outros indicadores que impactam diretamente no preço da energia.  A ferramenta oferece uma compreensão aprofundada do mercado, acesso intuitivo e fácil compreensão, autonomia na tomada de decisões e apoio na gestão estratégica. O CEO da empresa, Sandro Bittencourt, destaca que a plataforma descomplica o Mercado Livre de Energia, permitindo que os consumidores compreendam os indicadores de mercado e tomem decisões. A Vektor Energia atende a diversos clientes no Mercado Livre de Energia, incluindo indústrias, comércios, prestadores de serviços e agronegócio. A inovação será apresentada durante uma palestra ministrada pelo CEO da Vektor no dia 27 de junho. A entrada na ExpoGestão 2023, mas as inscrições para palestras devem ser antecipadas.

Foto: Restaurante Trudy’s, recém-aberto na Grande Florianópolis, servirá prato típico da Venezuela no dia 20 de junho / Crédito: Divulgação

Dia do Imigrante. O Grupo Pereira, detentor das marcas Fort Atacadista e Comper, abre as portas para receber imigrantes e refugiados em suas unidades de negócios no Brasil. No Dia do Refugiado, será servido um prato típico venezuelano, o “Pabellón Criollo”, em todas as unidades e no Restaurante Trudy’s. O Grupo Pereira possui 489 colaboradores estrangeiros, sendo que 76% deles são venezuelanos, seguidos por haitianos e cubanos. Santa Catarina é o estado com o maior número de representantes internacionais do Grupo Pereira, com 284 trabalhadores imigrantes, sendo 132 na Grande Florianópolis, dos quais 102 são venezuelanos.

 

Ponto de Vista

Foto, Topázio Neto, Prefeito de Florianópolis / Crédito: Reprodução Instragam

Riscos e Desafios. Há poucos dias com a ameaça de chuva forte, alagamentos e deslizamentos, o Governador Jorginho Mello (PL) e o Prefeito de Florianópolis Topázio Neto (PSD) foram as redes sociais alertar a população sobre os riscos. Certamente os posts viralizaram. Felizmente os estragos dessa vez não foram intensos. No entanto, ambos deveriam ter o mesmo cuidado com o novo Plano Diretor da Capital e aos desdobramentos futuros. Com a flexibilização de regras para a construção e o aumento do adensamento populacional os riscos de alagamentos e deslizamentos podem ser maiores no futuro. Mas a máxima do economista britânico John Maynard Keynes (19883-1946) parece prevaler: “A longo prazo estaremos todos mortos”. Infelizmente há só a visão de curto prazo e sem o comprometimento necessários com as próximas gerações.

 

Foto: Deputada Federal Caroline de Toni (PL-SC) / Crédito: reprodução.

Uma questão de visão de mundo ou desinformação?  A Deputada Federal Caroline de Toni (PL-SC) passa vergonha durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – a CPI do MST. O professor doutor de Direito da UnB (Universidade de Brasília), especialista em Sociologia do Direito e Direito Constitucional, José Geraldo de Sousa Júnior falou sobre o recorte da realidade e o modelo mental que impede a deputa de ver as coisas como são. Muito mais do que se eleger para representar Santa Catarina é necessário se preparar para a função. Uma visão de mundo com recortes não colabora com a imagem de Santa Catarina lá fora nem com a CPI do MST.

Muito mais do que uma controvérsia judicial. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está investigando a conduta da juíza Joana Ribeiro de Santa Catarina, que manteve uma menina de 11 anos em um abrigo para evitar um aborto autorizado. A Corregedoria Nacional de Justiça instaurou um procedimento de apuração disciplinar, e a decisão de permitir que a criança retornasse à casa da mãe foi tomada. As advogadas envolvidas no caso também estão sendo investigadas e foram denunciadas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por sua atuação no processo. A situação gerou debate sobre violação de sigilo e abuso de autoridade Parlamentares ultraconservadores contestaram o direito ao aborto da menina de 11 anos, alegando que a gravidez seria fruto de um relacionamento consensual com um adolescente de 13 anos.

⇒  Especialistas destacam que, conforme a legislação brasileira, menores de 14 anos são considerados vulneráveis e incapazes de consentir sexualmente, tornando a menina uma vítima de estupro. A investigação do caso suscitou discussões sobre a proteção dos direitos das crianças, violação de sigilo, revitimização e liberdade de expressão. Se você tem dúvida sobre a perversidade a que a menina foi submetida pelo estupro, pelo afastamento da família por 39 dias e pela exaustiva espera para solução do caso, então pare para pensar: e se fosse com a sua filha?

Foto: Divulgação/ OceanGate

Tragédia Submarina. Tragédia em expedição ao Titanic com o submarino Titan resulta na perda de todas as vidas a bordo. OceanGate confirma o desaparecimento das vítimas, enquanto a Guarda Costeira dos EUA encontra destroços e sugere uma implosão catastrófica da cabine de pressão. Incidente destaca a importância da segurança em expedições submarinas e a necessidade de precaução ao explorar destroços históricos. O Projeto do submarino Titan buscava viagens exploratórias aos destroços do Titanic, envolvendo milionários e trazendo potencial para avanços científicos e pesquisas submarinas, mas perda de vidas nesse incidente serve como um lembrete triste de que a exploração submarina apresenta riscos reais e precisa ser conduzida com extrema precaução.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: