9.3 C
fpolis
9.3 C
fpolis
sexta-feira, 1 julho, 2022

Setembro Amarelo salva vidas!

Últimas notícias
Setembro Amarelo salva vidas!

Chegou setembro, o mês mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é realizada é desde 2015 com o intuito de trazer à tona a discussões sobre o assunto e diminuir o estigma que pesa sobre o tema – dificultando, muitas vezes, que as pessoas busquem ajuda profissional.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a um transtorno como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. A principal forma de prevenção é o tratamento dessas condições e também a conscientização das pessoas.

Para a presidente da Associação Catarinense de Psiquiatra (ACP), Drª Deisy Mendes Porto, falar sobre suicídio é uma forma de alertar as pessoas quanto a importância de cuidar da saúde mental, além de ser um caminho para salvar vidas. 

 

É preciso agir

“O estigma em relação à divulgação do tema dificulta que as pessoas busquem ajuda. Os comportamentos suicidas, quando identificados por familiares, amigos ou profissionais de saúde, e devidamente abordados, podem evitar este desfecho. Portanto, é preciso falar sobre suicídio para, então, mobilizarmos as pessoas para uma campanha preventiva “de incentivo a vida”, que por meio de medidas socioeducativos e divulgação na mídia pretende alertar a sociedade a fim de evitar mortes prematuras.”, declara a psiquiatra.

Com o slogan “É preciso agir”, psiquiatras associados à ACP vão participar de uma série de ações de conscientização sobre suicídio e saúde mental. Acompanhe via instagram a programação: @acpsiquiatria, confira.

 

Sobre a ACP

A ACP é uma entidade científica sem fins lucrativos dos psiquiatras do Estado de Santa Catarina. Filiada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a ACP foi fundada em 1965. Desde então, dirige suas ações para o aprimoramento científico e técnico de seus associados, para o desenvolvimento da área médica da Psiquiatria, divulgando e esclarecendo a comunidade leiga sobre temas ligados à Saúde Mental.

*****

 

Lady in red wines

A linda Heloise Violene segue firme em sua saga pelo mundo dos vinhos: “Cansada, mas é gratificante trabalhar com o que se ama”. Seu intagram, o @ladyinredwines

*****

 

Rumo a Urubici

Aí, a trupe de jornalistas que saiu hoje cedinho de Floripa rumo ao Festival Nacional da Truta – Fenatruta. Quem montou o bonde, como sempre, foi nosso amado Paulinho Scarduelli; fiquei com coração na mão de não poder ir… Mas entre nossos estimados amigos da imprensa estão Anselmo Prada, Janine Alves, Ana Lavratti, Dani Lottermann, Fábio Gadotti, Aline Torres e mais um monte de gente legal. Estaremos bem abastecidos de notícias sobre a Fenatruta!

*****

 

Doação e expedição    Foto Martin Nery

 

 

Pilotos da Jet Lounge Expedition, que partiu ontem de Florianópolis rumo à São Paulo em 800 km percorridos com motos aquáticas, distribuíram uma tonelada de alimentos não-perecíveis para a Acadêmicos do Sul da Ilha, escola de samba da comunidade Tapera.

*****

 

Falando em ação solidária…

A iniciativa que destina parte do troco dos clientes para instituições assistenciais, o Troco Solidário do Bistek Supermercados, repassou em agosto R$ 86,1 mil para 12 instituições de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Bistek promove a ação desde 2015 e esta é a primeira vez que entidades de Rio Grande do Sul são contempladas, já que desde 2020 o Bistek tem unidades também em Porto Alegre e Torres.

*****

 

Oficina de ursinhos

Já pensou a criança poder personalizar seu amiguinho de pelúcia? Escolher a cor, a roupa, o sapato, nome e até o coração que esse amigo peludo irá ter? Elas vão a loucura! Não por acaso, opções como os bichinhos de pelúcia personalizados caíram no gosto dos pequenos. Especializada nesses “amiguinhos”, a Criamigos, cresceu mais de 35% no ano passado e iniciou a expansão pelo País. Hoje, quarta-feira (1), a marca chega a Florianópolis, com contrato de exclusividade com o Villa Romana Shopping.

*****

 

 

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Governo de SC reduz ICMS da gasolina, álcool, eletricidade e comunicações

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, assinou nesta sexta-feira, 1°, uma Medida Provisória (MP) com vigência imediata que...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }