Portal Making Of

Silêncio de Bolsonaro após derrota para Lula completa 39 horas

Reprodução/Divulgação

O silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a derrota nas urnas completou 39 horas, na manhã desta terça-feira, 1º, sem previsão de um pronunciamento ou manifestação oficial.

No domingo, 30, às 19h57, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e desde então o presidente ainda não falou com a imprensa ou com apoiadores, como faz com frequência em frente ao Palácio da Alvorada, a residência oficial, nem se manisfestou nas redes sociais.

Ao todo, com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos (50,9% dos votos válidos), e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos (49,1%).

Tradicionalmente, candidatos derrotados ligam para o adversário e fazem uma declaração pública reconhecendo a vitória do oponente. Bolsonaro já é o candidato que mais demorou a reconhecer o revés nas eleições.

A única manifestação de alguém da cúpula da campanha do presidente foi do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que coordenou a candidatura do pai à reeleição. Na tarde de ontem, 31, o senador publicou no Twitter um agradecimento aos votos recebidos pelo pai.

Integrantes do governo Bolsonaro, como o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) já entraram em contato com integrantes da campanha de Lula para oferecer apoio no processo de transição de governo.

A agenda de Bolsonaro para esta terça não prevê compromissos oficiais. De acordo com o jornal O Globo, pela manhã, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) foi visto entrando no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Aliado de Bolsonaro, o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) também foi visto chegando ao local.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais