O site Estado de Direito Sempre!, que coleta assinaturas para a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, já sofreu 2.340 tentativas de ataques hackers desde que foi aberta ao público, na última terça-feira, 26. Até a noite de ontem, eram 1.538 ataques, segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
O npumero foi atualizado na tarde de hoje, 28, pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, um dos organizadores da iniciativa.
“Tentam invadir o sistema e tentam principalmente derrubar o site. Pelo que soubemos, colocaram nosso site na deep web e estão incentivando as pessoas a derrubar o site por lá. Eles estão usando palavras de baixo calão, xingamentos, agressões, e tentam se inscrever por outras pessoas, para depois deslegitimar a lista”, contou o procurador ao g1.
Apesar disso, no mesmo período, o site já reúne mais de 300 mil assinaturas. Entre os que já assinaram o manifesto estão os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa e Nelson Jobim, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.
O documento defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia; tem ainda a intenção de homenagear os 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, lida na Faculdade de Direito no ano de 1977.
Para evitar fraudes, a organização do manifesto passou a fazer uma análise mais criteriosa na hora das assinaturas e CPF e IPs são alguns dos dados levados em consideração.
Para conferir e assinar o documento clique aqui.
(MATÉRIA ATUALIZADA 28/07 – 16:25)