Portal Making Of

Site do TRE de SC mostra que União Brasil está sem executiva estadual

O site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina mostra que a executiva estadual do partido União Brasil aqui no Estado foi destituída no último dia 2 deste mês.

Essa comissão provisória, segundo informações do T.R.E., foi criada no dia 15 de março de 2022 para que o partido pudesse se organizar visando as eleições de outubro daquele ano e que a validade dela iria até o dia 2 de maio de 2023.

Esse fato parece ter sido consumado pela direção nacional do União Brasil e o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que também foi o candidato a governador da legenda nas eleições do ano passado, não é mais o presidente de fato do partido em Santa Catarina.

Esse fato também ocorreu no estado do Amapá, já que apenas essas duas executivas eram provisórias, pois nos demais estados as direções regionais são efetivas e tem mandato de dois anos.

Segundo o ex-prefeito Gean Loureiro, “a direção estadual está em vigência até dia 15/05. Estamos em um processo normal de renovação das executivas estaduais pela direção nacional. Enquanto não renova a executiva, vamos prorrogando o mandato. Mas tendo acordo no Estado de continuar a mesma executiva”.

O partido em Santa Catarina também tinha na sua direção provisória o deputado federal Fábio Schiochet, o ex-deputado estadual Ricardo Alba, o vice-prefeito de Tubarão preso na Operação Mensageiro, Caio Tokarski, o ex-secretário municipal de Florianópolis, Constâncio Maciel, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

O ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing também era membro da executiva estadual do União Brasil, mas como aceitou a indicação do governador Jorginho Mello (PL) para ser o presidente do BRDE, ato que deve ser confirmado já na próxima semana, por força de lei teve que se desfiliar.

Agora a executiva nacional deve ter uma reunião em Brasília nos próximos dias, provavelmente com a presença do deputado Fábio Schiochet, que é próximo do presidente nacional Luciano Bivar, para definir os rumos da sigla em Santa Catarina.

Caso Gean Loureiro não seja reconduzido para o comando do União Brasil aqui no Estado, em breve poderemos vê-lo assinando ficha em outro partido ou até mesmo voltando para alguma legenda que já tenha sido vitorioso em outras épocas.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais