Portal Making Of

Startups catarinenses disputam vaga em feira em Dubai

Foto: Sapiens Parque recebe competição de Startups / Crédito: Ricardo Wolffenbüttel – SECOM/SC

O Sapiens Parque sediou nesta quinta-feira, 4, a apresentação de 10 startups catarinenses de diversos setores da economia, competindo pela oportunidade de participar do Expand North Star 2024, programado para ocorrer entre 13 e 16 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento, que representa a maior feira de encontro entre investidores e empreendedores, foi organizado em parceria com o escritório do Oriente Médio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Dubai World Trade Center e a Câmara de Comércio de Dubai. Eduardo Vieira, presidente do Sapiens Parque, destacou a abertura do evento para startups de diversos nichos e a importância de Santa Catarina ser incluída nesse cenário global. A iniciativa foi impulsionada durante a visita do governador Jorginho Mello aos Emirados Árabes em fevereiro, evidenciando o crescente prestígio do estado diante de eventos internacionais. As startups concorrentes tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços aos jurados, incluindo empresas como a 4Score, que desenvolveu um software de análise de crédito, e a Yak, com sua linha de tratores elétricos, demonstrando o potencial e a inovação do ecossistema empreendedor catarinense.

 

Foto: UFSC / Crédito: Janine Alves

Entre as melhores. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançou a quarta posição entre as universidades federais brasileiras com maior média no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme anunciado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, 2 de abril. A UFSC obteve a nota máxima, 5, na avaliação, posicionando-se na faixa de excelência, e é a única instituição de ensino superior de Santa Catarina a atingir esse feito. O IGC é calculado com base na avaliação dos cursos de graduação e nos conceitos CAPES de mestrado e doutorado, considerando o número de matrículas de cada curso. Das 78 instituições de Santa Catarina avaliadas, a UFSC se destacou como a mais bem avaliada.

 

Foto: Formanda usa beca branca pela primeira vez na história da UFSC / Crédito: Janine Alves (acervo pessoal)

UFSC quebra tradição e promove inclusão em cerimônia de formatura.   Pela primeira vez na história da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma formanda utilizou uma beca branca durante sua colação de grau. Cynthia Luiza Ribeiro do Amaral, graduanda em Serviço Social, tornou-se pioneira ao adotar essa vestimenta, que foi especialmente desenvolvida para respeitar sua diversidade religiosa e seu processo espiritual no candomblé. A iniciativa da UFSC em proporcionar essa inclusão é considerada um marco significativo não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para promover o respeito à diversidade religiosa e combater o racismo religioso e a intolerância.

 

Foto: Unidade de geração de energia por meio da produção de biogás / Crédito: Geraldo Bubniak.

Descarbonização na indústria. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou o Hub de Descarbonização, uma iniciativa pioneira que visa acelerar a transição para uma economia de baixo carbono no estado. Com o objetivo de mobilizar setores produtivos, governo, universidades e centros de pesquisa, o programa tem como foco principal a descarbonização de arranjos produtivos. O primeiro programa já está em andamento na cadeia de proteína animal, com o desafio de alcançar a geração de biogás a partir dos dejetos suínos. Além disso, o hub pretende mensurar as emissões de gases de efeito estufa, mapear energias renováveis e aferir o potencial de geração de créditos de carbono, contribuindo para o compromisso do Brasil com a neutralidade de emissões até 2050.

 

 

Foto: No encontro na Fecam, Miguel Ortale, Adriano Caldas, Eduardo Schroeder e Renato Silva / Crédito: Divulgação.

Cartórios impulsionam Regularização Fundiária Urbana (Reurb) em Santa Catarina. Os cartórios estão desempenhando um papel importante Reurb, representando aproximadamente 13% dos processos nacionais, com 30,8 mil unidades habitacionais regularizadas. Visando expandir esse progresso, o atual vice-presidente da Anoreg/SC, Eduardo Arruda Schroeder, juntamente com os ex-presidentes Miguel Ortale e Renato Martins Silva, visitaram a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) esta semana. Eles buscaram apoio e divulgaram a Caravana da Reurb, que percorrerá todas as 21 associações de municípios do estado a partir de maio. A proposta visa sensibilizar a sociedade e impulsionar a política de regularização urbana, incluindo treinamento e disponibilização de material didático às prefeituras, além da possível criação de uma Comissão de Regularização Fundiária Urbana pela Corregedoria Geral de Justiça de Santa Catarina. Esse processo, que confere propriedade aos cidadãos e gera arrecadação tributária, envolve principalmente dois atores: os municípios, responsáveis pela identificação de núcleos urbanos informais, e os cartórios de registro de imóveis, encarregados da qualificação jurídica da documentação e registro da regularização fundiária.

 

Processed with VSCO with l5 preset

Visita ao Ecossistema de Tecnologia. Santa Catarina recebeu nesta semana uma comitiva do Canadá, composta por representantes de universidades, empreendedores e profissionais ligados ao Fundo de Amparo à Pesquisa Canadense, com o intuito de conhecer o ecossistema de tecnologia do estado. A missão, organizada em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), tem duração até o dia 7 de abril e visa fortalecer os laços entre os dois países e promover oportunidades de negócios. O programa da comitiva inclui visitas a centros de inovação, empresas do setor e participação na FIN – Feira Internacional de Negócios, em Florianópolis. A iniciativa demonstra o esforço da ACATE em ampliar as parcerias internacionais, como evidenciado pela recente abertura da filial da ACATE no Canadá durante o Startup Summit do ano passado, buscando fortalecer as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses no exterior.

 

Foto: Leonardo Schlickmann, coordenador de Inovação da CDL Florianópolis / Crédito: divulgação.

 Líder em Inovação. A CDL Florianópolis faz história ao ser a primeira CDL do Brasil a apresentar um e-commerce, uma plataforma digital destinada à comercialização de produtos e serviços para seus associados. O lançamento ocorreu durante uma reunião no Conselho Deliberativo e continua sendo divulgado aos Núcleos da Entidade. Segundo Leonardo Schlickmann, coordenador de Inovação, a iniciativa representa um avanço significativo na trajetória da CDL, evidenciando sua mentalidade inovadora e compromisso com a melhoria contínua da experiência dos associados. O e-commerce, concebido entre o final de 2022 e o início de 2023, surge como resposta à crescente demanda por meios de pagamento digitais e parcelamentos via cartão de crédito. A plataforma, acessível pelo endereço loja.cdlflorianopolis.com.br, oferece uma variedade de serviços e produtos exclusivos para os associados, incluindo associação à CDL, cursos, certificados digitais e locação de espaços para eventos e treinamentos. Para o coordenador de Inovação, Leonardo Schlickmann, a iniciativa representa um passo significativo na trajetória, demonstrando a mentalidade inovadora e o compromisso com a melhoria contínua da experiência para os associados.

 

Foto: 2ª edição da feira Arte Viva / Crédito: divulgação.

 Diversão, Criatividade e Empreendedorismo. A 2ª edição da Feira Arte Viva volta ao cenário cultural e comercial de Florianópolis. O evento ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de março, das 11h às 20h, no Top Market Floripa. Com mais de 20 marcas exclusivas, a feira oferecerá uma variedade de produtos únicos produzidos por artesão e ofertados por microempreendedores. Além das oportunidades de compras, o evento conta com uma programação especial que inclui exposição e pintura ao vivo com o artista plástico Daniel Piras, sessão de autógrafos com a escritora Eliana Veras da Veiga, e a presença do talentoso artesão local Selmo Lopes (Dudu). Segundo a curadora do evento, Cristiane Morfim, a Feira Arte Viva destaca o papel do trabalho artesanal na cultura e economia local. Uma feira que promete inspirar, encantar e proporcionar oportunidades de negócios para expositores e visitantes.

 

Foto: Com atuação de meio século no norte catarinense, CLÁUDIO LOETZ receberá homenagem da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) /  (Foto: Divulgação).

Homenagem ao Jornalista. O jornalista Cláudio Loetz, reconhecido por sua atuação especializada em economia e com mais de meio século de experiência no norte catarinense, será homenageado durante o 15º Encontro da Imprensa Catarinense, organizado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) em Chapecó, no dia 3 de agosto deste ano. A homenagem destaca a contribuição de Loetz para o jornalismo local e nacional ao longo de sua carreira, que incluiu diversos prêmios e destacados furos jornalísticos, como a antecipação da venda da Tupy para fundos de pensão em 2006, reconhecida pela revista IMPRENSA. O evento, realizado pela ACI/Casa do Jornalista e pela agência MB Comunicação, reunirá cerca de 500 profissionais da comunicação, incluindo jornalistas, radialistas, publicitários, e empresários do setor.

 

Foto: Unicred Central Conexão / Crédito: divulgação.

30 anos de história. A Unicred Centro Sul realizou uma Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária (AGEO) de forma inovadora, permitindo a participação presencial e remota dos cooperados. O evento, que ocorreu nas 19 agências da cooperativa e foi transmitido pela internet, teve como objetivo ampliar o acesso dos mais de 20 mil associados à prestação de contas anual. Na AGO, foram discutidos temas como aprovação de contas, eleição do Conselho Fiscal e destinação das sobras, evidenciando o compromisso da Unicred Centro Sul com a transparência e participação coletiva. Os resultados apresentados revelaram um crescimento histórico da cooperativa, com destaque para o aumento dos ativos e a consolidação como a segunda maior Unicred do Brasil. Além disso, a instituição celebra 30 anos de atuação em 2024, marcando sua trajetória de sucesso e comprometimento com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: