Portal Making Of

Terra traz estúdio em Salvador e palco para shows no Carnaval 2024

Foto: Divulgação

Abram alas que o Carnaval do Terra está passando. O veículo com mais de 20 anos de experiência em cobertura da maior festa de rua do país, chega em 2024 com muitas novidades. Entre os dias 8 e 13 de fevereiro, o Terra contará com o palco Terra, no Camarote Bar Brahma, em São Paulo, um estúdio em Salvador para transmissão de programa ao vivo, um time de repórteres e fotógrafos exclusivos em Recife, Olinda e Rio de Janeiro, que acompanharão o dia a dia, a irreverência e a alegria dos foliões durante o Carnaval e muito mais.

Em São Paulo, o veículo marca presença no Carnaval com o palco Terra dentro do Camarote Bar Brahma, no Sambódromo do Anhembi. O palco Terra tem 14 metros de largura e uma excelente estrutura para receber as principais atrações do universo musical. Artistas como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Jorge Ben Jor, Silva, Olodum e os grupos Só Pra Contrariar e Vou pro Sereno vão embalar as noites dos foliões paulistanos.

Na avenida do samba e no camarote, entrevistas e bastidores com artistas e público serão garantidos por Natty Hills, influenciadora e personagem criada pelo ator e diretor Reynaldo Montalvão, que circulará entre os foliões garantindo momentos divertidos da festa no sambódromo paulistano.

Direto da capital baiana o Terra vai transmitir pela homepage, Youtube, Facebook, TikTok, X e Kwai, os shows do Camarote Brahma Salvador e toda a festa dos trios-elétricos que passarão pelo circuito Barra-Ondina. Carol Peixinho, influenciadora e ex-BBB, será a apresentadora do programa do Terra no Carnaval deste ano. Ao seu lado, Luciana Pioto, jornalista do Terra, e Di Campagnolli vão trazer muita informação, diversão e entrevistas exclusivas com celebridades e foliões da famosa “pipoca”.

“Somos uma plataforma de conteúdo que deseja fazer parte da vida dos usuários o ano todo e de todas as maneiras. Por isso, enxergamos nessa cobertura phygital um projeto importante para ambos os lados, queremos embarcar o folião nos trios-elétricos, nas festas de rua, nos bloquinhos e desfiles das escolas de samba sem que eles precisem sair de casa. Por outro lado, estamos destacando a marca Terra tanto no físico quanto no digital, melhorando nossa performance de alcance, criando vínculo e entregando resultado às marcas patrocinadoras”, afirmou Cláudia Caliente, diretora do Terra.

 

Cobertura especial

Pensando na pluralidade e diversidade que o Carnaval traz, e seguindo o conceito institucional da marca – O Terra é de todos o tempo todo –, este ano a cobertura editorial do Terra terá um tom regionalizado. Todo conteúdo será produzido por um time exclusivo de repórteres e fotógrafos, que atuarão nas cinco principais praças do país (Salvador, São Paulo, Recife, Olinda e Rio de Janeiro) para cobrir em tempo real os melhores momentos da festa.

Além do programa ao vivo, com a participação de artistas e convidados especiais para trazer a temperatura da folia, a cobertura editorial contará ainda com a apuração comentada dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio. Na terça-feira, 13, o Terra vai acompanhar em tempo real, cada nota da disputa pelo título do Carnaval paulistano. Na quarta-feira, 14, o público vai acompanhar ao vivo quem será a campeã do Carnaval carioca, com a presença de especialistas.

Em 2024 a distribuição de todo o conteúdo do Carnaval do Terra vai acontecer não somente na capa do portal, como também nas redes sociais com a hashtag #terranoCarnaval e mais um novo aliado: o canal do Terra no WhatsApp. O novo recurso da plataforma Meta possibilita ao usuário acessar as novidades do Terra em um canal exclusivo, sem precisar sair do aplicativo de mensagens. Portanto, o folião também vai acompanhar em tempo real o Carnaval das principais praças do país com apenas um toque na tela do seu smartphone.

“Quando construímos o projeto de conteúdo para o Carnaval deste ano, queríamos contemplar todas as vozes do Carnaval e assegurar que a audiência se sentisse incluída e imersa na festa que acontece nas ruas do país. Por isso, optamos por uma ampla cobertura com repórteres e fotógrafos locais e distribuição de conteúdo multiplataforma, para valorizar toda nossa capacidade técnica e editorial”, ressaltou Manoela Pereira, Head de conteúdo do Terra.

 

Exposição de marca

O Carnaval do Terra também acontece no metrô por meio de uma parceria de conteúdo editorial com a JCDecaux, empresa líder global de OOH. Durante os cinco dias de folia, as principais notícias sobre celebridades, desfiles, bloquinhos e curiosidades do Carnaval estarão nas TVs dos trens.

Em São Paulo, a linha 4-Amarela, administrada pela empresa ViaQuatro, receberá uma vez a cada dois dias as notícias do Terra no pré-Carnaval. Durante a festa, as atualizações serão diárias. Já a linha 5-Lilás, administrada pela concessionária ViaMobilidade, e CCR Metrô Bahia, de Salvador, receberão conteúdos geolocalizados uma vez por semana. Os conteúdos visam oferecer a melhor experiência aos passageiros sobre a folia.

 

Pesquisa com foliões   

Para saber mais sobre os gostos, comportamentos, hábitos de consumo e, principalmente, as oportunidades de empreender no Carnaval, o Terra realizou uma pesquisa com 57 mil pessoas, em dezembro de 2023. Deste total, 51% disseram gostar de Carnaval, enquanto 37% responderam que Salvador seria o principal destino para viajar e curtir a folia. Por outro lado, 29% dos entrevistados escolheram o Carnaval como a data que mais gastam dinheiro no ano, atrás apenas de Natal com 48%.

Aqueles que responderam já ter empreendido durante os dias de Carnaval, 31% foram motivados pelo desejo de obter renda extra. Para 29% dos entrevistados, a bebida foi o principal produto de venda no período, seguido de venda de comida e “bico” em festas de Carnaval, que empataram com 22% cada.

Dos brasileiros que responderam à pesquisa do Terra, 65% disseram ter usado as redes sociais para realizar negócios no Carnaval. A rede de relacionamento Facebook encabeçou a lista de melhor resultado de venda com 46% da preferência dos entrevistados. Já o Pix, foi escolhido por 44% dos respondentes como a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes durante os dias de folia.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

SBT exibe dois jogões nesta terça-feira (17)

A terça-feira, 17, promete uma programação esportiva de alto nível no SBT. A partir das 15h45 (de Brasília), o SBT inicia a transmissão de Real Madrid (ESP) e Stuttgart (ALE), pela primeira rodada da fase

Leia mais

Paciente 334

No dia da conscientização da importância em doar órgãos, faço este texto muito pessoal. Pode ser que ele represente também o que pensam as 884