Portal Making Of

Tournée AF estreia com uma das maiores vozes do jazz europeu

Essa não dá pra perder de jeito nenhum! Uma das mais importantes vozes do jazz europeu, a francesa Camille Bertault é convidada para a estreia da Tournée AF | Première Édition entre os dias 4 e 7 de abril. O projeto realizado pela Aliança Francesa da Capital levará para quatro cidades — Florianópolis, Blumenau, Criciúma e Joinville — espetáculos de música, dança e cine-concerto. Serão oito atrações diferentes a cada mês até o final de 2024. Todas as apresentações são gratuitas e terão tradução em LIBRAS e audiodescrição ao vivo.

A abertura da Tournée AF | Première Édition será no dia 4 de abril em Blumenau, no Ahoy Tavern Club, às 20h. A turnê seguirá para Criciúma (dia 5), Florianópolis (dia 6) e Joinville (dia 7).

Em Santa Catarina, Camille Bertault fará o lançamento no Brasil de seu quinto álbum, Bonjour Mon Amour. Ela vem acompanhada do trompetista francês Julien Alour e, por aqui, contará com um trio formado por nomes importantes da cena instrumental do Estado: Tiê Pereira (contrabaixo), Edilson Tatu ( piano elétrico) e Rodrigo Porciuncula (bateria/percussão).

Aos 37 anos e três indicações ao Victoires du Jazz, uma das mais importantes premiações do jazz na Europa, Camille vem de uma formação em piano clássico e estudos sobre teatro e dança. Inspirada pelo pai que é amante do jazz, começou a estudar esse estilo no Conservatório de Paris. Em 2016 lançou o primeiro disco, En Vie, pela gravadora nova-iorquina Sunnyside. Em seu quinto trabalho, a artista apresenta composições que exploram diferentes estilos e conectam o clássico e o jazz.

Intercâmbio entre Brasil e França e fomento à cultura em SC

Iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis (AFF), a Tournée AF tem o propósito de proporcionar o intercâmbio entre artistas do Brasil e da França, além de seguir contribuindo para o fomento da cena cultural catarinense.

Na Capital, a AF já é reconhecida pelo investimento em projetos de música, cinema, teatro e artes visuais. “As Alianças Francesas não oferecem apenas cursos de língua. Somos também um centro cultural que oportunizam encontros com as culturas francófonas e intercâmbio com a produção brasileira”, explica Marilyn Pellicant, diretora da Aliança Francesa Florianópolis.

Em 2023, além de projetos já consolidados na Capital, como o Sexta Jazz AF (que este ano está na 11ª temporada), a AFF expande ao propor um um circuito pelo estado em parceria com a Aliança Francesa de Joinville.  “É uma iniciativa muito simbólica, porque algumas cidades do interior acabam ficando de fora da rota de grandes eventos culturais.  A Tournée AF é uma oportunidade de apresentar artistas de fora e de proporcionar o conhecimento de  diferentes manifestações artísticas e culturais”, diz Pellicant.

Para o músico Tiê Pereira,  que atua como curador musical do novo projeto, a Tournée AF tem também um caráter didático. “A exemplo do Sexta Jazz AF, em que sempre apresentamos artistas muito importantes e que foram relevantes para o jazz mundial. E o público responde bem, passa a conhecer e curtir outros estilos”, diz Pereira.

Vale ainda destacar que cada apresentação terá vagas reservadas para ONGs que trabalham com comunidades em vulnerabilidade social. Será oferecido transporte gratuito para grupos organizados pelos parceiros.

*****

*****

Happy Wine 
A 3ª edição do Happy Wine, vinhos no lounge, será realizada no dia 11 de abril, das 19h às 22h, no LK Hotel, em Florianópolis. Para esta edição, o evento terá a participação especial da sommeliere Néa Silveira, um menu de 5 passos será preparado pelo chef Felipe Silva e os vinhos da Villa Francioni – Sauvignon Blanc, Rosé, Michelli, Chardonnay, Cabernet France e o espumante Natue.  As vagas são limitadas e devem ser reservadas no número
48 999731651 (Néa)
*****

“De feirantes a gigantes”

A expressão bem representa a trajetória da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina e uma das maiores do país. Nessa definição não está expressa apenas a evolução profissional, a escalada dos negócios, a ascensão no mercado e as cifras bilionárias que hoje caracterizam a marca. Ela revela também a origem de um caminho percorrido pelos irmãos José, Sebastião, Geraldo, Antônio e Albano, construíram uma referência de sucesso no setor, um marco do empreendedorismo brasileiro.

Produzido em celebração aos 30 anos do Grupo Koch, fundado em 1994, na cidade de Tijucas, Grande Florianópolis, o livro apresenta a estrada que os cinco irmãos vêm pavimentando, desde os tempos de feira livre com planejamento, foco, determinação, perseverança e muito otimismo. Com a liderança de José Koch e a união familiar como essência, eles tinham consciência de que, de feirantes a supermercadistas era um passo muito grande, proporcional à dose de coragem e ousadia que demandava a empreitada, mas acreditaram que era possível. E foi. Ao inaugurarem a primeira loja do Supermercados Koch deram início a uma trajetória que inspira admiradores, motiva colaboradores e orgulha aqueles que ajudaram a plantar essa semente.

O livro “De feirantes a gigantes – a jornada da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina” foi produzido pela Santa Editora para o Grupo Koch, com conteúdo elaborado pelas jornalistas Letícia Wilson e Sara Caprario a partir de entrevistas com os fundadores, familiares, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros indicados. O livro será lançado no dia 4 de abril, durante o Jantar de Ideias, evento anual de relacionamento do Grupo Koch com o mercado, realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC), para mais de 1.200 convidados.

*****

Boutique de Chás

Fundada em março de 2021 na cidade de Schroeder, em Santa Catarina, a Boutique de Chás Du Jardim é a nova operação confirmada no mix do MULTI Open Shopping, em Florianópolis. A abertura da loja da marca catarinense de chás, localizada próxima do elevador do bloco B, será no dia 9 de abril.

A Du Jardim vai oferecer no MULTI a linha completa de chás da marca, bem como acessórios, como louças, e chocolates e doces finos, que podem compor kits presenteáveis.

Os insumos dos chás produzidos em Santa Catarina são oriundos de fazendas, com certificação de selo orgânico, de cidades do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo. Denise explica que os chás são colhidos manualmente, e passam por um processo de secagem de forma muito delicada para que as flores e folhas não percam os benefícios. “Todo o manejo das ervas ocorre de forma natural, sem aplicação de inseticidas e outros químicos”, compartilha Denise Cristina Serafin Fodi, sócia fundadora da marca.

*****

Uma  piscina de possibilidades para autistas 

Dia 2 de abril  foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e estamos no Abril Azul, dedicado à causa que busca uma vida mais inclusiva para portadores da síndrome. Focado nesta premissa, há quase dois anos o Lira Tênis Clube, bem no Centro de Florianópolis, oferece aulas de natação exclusivas para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos com transtorno do espectro autista. São três turmas específicas de natação com oito alunos cada, as aulas têm 45 minutos de duração e acontecem em uma piscina infantil aquecida entre 29º e 30º. Além do ambiente acolhedor e confortável, são utilizados materiais seguros para este público que participa das aulas acompanhado de pais e/ou responsáveis.

Pensando em ampliar o alcance deste benefício aos portadores de espectro autista, o Lira oferece ainda vagas gratuitas ou com 50% de desconto nas aulas de natação diante da comprovação de renda familiar de até três salários-mínimos. Entre os benefícios destes alunos especiais estão o aumento da habilidade motora, melhora da cognição, independência, sociabilidade, efeito calmante, diminuição das estereotipias e aumento da linguagem que resultam no aumento das capacidades como um todo, independência e segurança aquática.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Monólogo em forma de Benção

Encantar o público com os conhecimentos tradicionais da Ilha da Magia, incentivando todos a propagar o amor no seu servir, no seu bendizer, na sua

Monólogo em forma de Benção

Encantar o público com os conhecimentos tradicionais da Ilha da Magia, incentivando todos a propagar o amor no seu servir, no seu bendizer, na sua