Com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas a contexto e informações de qualidade, o Twitter fechou uma parceria com a AFP, uma das principais agências de notícia do mundo, focada em conteúdos em Português, especialmente para quem usa o Twitter no Brasil.
A agência informa que “ajudará a fornecer contexto checado e de credibilidade, em tempo hábil, para a variada gama de conversas que acontecem todos os dias no Twitter, incluindo aquelas que podem vir a gerar ou conter narrativas enganosas”.
A AFP trabalhará em parceria com time de curadoria do Twitter, cuja atribuição é auxiliar na checagem do conteúdo postado.
“Esse projeto permitirá que o nosso time no Brasil, AFP Checamos, aumente a quantidade de conteúdo verificado no Twitter, ajudando a interromper as narrativas falsas que confundem a atmosfera digital”, afirma Leila Macor, líder de verificação digital da AFP na América Latina.
A agência reitera, contudo, que o escopo do trabalho de curadoria não envolve moderação do conteúdo ou qualquer tomada de decisão a respeito das políticas da rede social.