28.3 C
fpolis
28.1 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

Um Mergulho Sensorial e uma questão emergencial na CASACOR

Últimas notícias

Além de espetacular, o ambiente da CASACOR “Mergulho Sensorial” é um chamado para a origem da vida pelos oceanos e uma convocação para o ativismo e ressignificação das práticas humanas.

Já falei desse ambiente aqui pela beleza e impacto do projeto, onde as arquitetas Betina Chede e Talita Coral, do escritório BCH Arquitetos, transformaram o espaço da mostra em um mergulho especial e sensorial. O destaque de hoje são outras mãos que ajudaram a compor a obra final, que traz uma questão que não é só importante, como imprescindível para a vida da humanidade no Planeta.

Um estudo recente realizado por uma equipe de cientistas internacionais analisou dados globais do período de 1979 a 2019 em quase 12.000 pontos de amostragem nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e no Mar Mediterrâno. O resultado publicado na revista PLOS ONE não é nada animador. De acordo com a pesquisa, os oceanos do mundo estão poluídos com cerca de 171 trilhões de partículas de plástico que, se reunidas, pesariam cerca de 2,3 milhões de toneladas. 

A realidade fez o artesão Cristiano Raim dedicar sua vida, há mais de 30 anos, à criação de objetos decorativos a partir de materiais recicláveis. “Comecei a trabalhar com muita paixão usando a energia vital para colaborar com o Planeta. Foi na primeira associação de catadores que aprendi a utilizar material reciclado, estimulado a transformar o material descartado em vários itens, gerando renda e cuidando do Planeta”, conta. (fotos Mariana Boro)

As obras “Arquipélagos” da artista têxtil Nara Guichon intensificam o coro em prol da Natureza. As esculturas tecidas com redes de pesca retiradas do fundo do mar chamam a atenção para o lixo marítimo, um dos biomas mais poluídos do Planeta. Segundo Nara, 80% do descarte é feito pela indústria pesqueira.

“Não faz sentido não reaproveitar esses materiais nobres e resistentes para a produção de outras peças. Meu trabalho começa recolhendo os resíduos em galpões de pescadores, também utilizo sobras da indústria da moda, outro setor bastante poluente. O processo envolve a oxidação das redes ou pigmentação com elementos naturais. Utilizo o tricô mais desconstruído para dar formas às esculturas”, conta a artista/ativista.

*****

*****

 Eventos em alta

O setor de eventos voltou a crescer, fechando o primeiro semestre deste ano com uma taxa de 6,2% de crescimento do PIB no Brasil e o mercado aquecido é motivação para expansão do setor em SC. A party planner Maíra Grangeiro é empreendedora da área e aproveitou essa realidade do setor para lançar sua nova logomarca.

“Planejar festas é como conduzir uma sinfonia de alegria, onde cada nota representa um detalhe cuidadosamente harmonizado”, explica Maíra. (Foto Caroline Garcia)

 *****

Excelência

Érica Lourenço de Lima Ferreira participará da Solenidade de Posse no Tribunal de Justiça de Santa Catarina nessa sexta-feira, 20, quando será empossada Juíza de Direito de Segundo Grau. Parabéns!

*****

À beira-mar

A irrequieta empresária Thalía Escorteganha Curcio está a mil com a nova fase do Capitão Gaivota, restaurante dela e do chef Diego Curcio, seu marido. À beira-mar da parte continental do bairro Serraria, em São José, o reduto ganha um novo local, ali próximo, mais moderno e confortável. A inauguração é no próximo mês.

***** 

Encontro Nacional de Cinema Infantil

Ontem, 16 de outubro, rolou o Encontro Nacional do Cinema Infantil no CIC, com a presença da Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga (foto abaixo), da diretora da Mostra Luiza Lins (foto acima) e de realizadores de audiovisual de vários estados brasileiros. Os assuntos em debate foram formação de plateia para o cinema nacional, a difusão do audiovisual e políticas públicas de fomento ao setor.

Já amanhã, 18/10, às 9h, vai ser realizado o II Seminário Infâncias, Mídias e Tecnologias: Educação para a Imagem, com Gilka Girardello, Clarice Cardell e Liana Vila Nova. Em parceria com a Diretoria da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, este seminário presencial irá abordar a relação entre as crianças e as telas e a importância da educação para a imagem. As vagas eram limitadas e já foram preenchidas.

A 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis vai até 21 de outubro com programação para crianças, educadores e profissionais do cinema.

*****

Festa das Cores

A mundialmente conhecida Festa das Cores, evento que promove a experiência de festejar com amigos e familiares de maneira inusitada, vai acontecer nesse sábado, 21, no Shopping Itaguaçu, em celebração ao mês das crianças. A partir das 13h, recreadores criarão uma explosão de cores, num momento único de celebração e pura alegria. Além disso, também terão diversas brincadeiras como amarelinha, pula corda, bolha de sabão gigante e a Bubble House, experiência única, com balões coloridos dentro de uma bolha inflável gigante.

Inspirada no maior festival de música e cor do mundo, o Happy Holi, onde milhares de pessoas vestidas de branco se juntam e criam uma paleta de cores jogando pó colorido entre si, a Festa das Cores do Shopping Itaguaçu promete proporcionar bons momentos em meio a música. A festa é gratuita e para participar basta reunir a galera vestida de branco e se divertir.

*****

Talk CBN Cidades no Square SC

Florianópolis é além da capital de Santa Catarina: é um polo de inovação, turismo e oportunidades, que contribui diariamente para o crescimento do estado.

Debater sobre o futuro da cidade é fundamental para resolver problemas urbanos e construir uma sociedade mais justa, sustentável e humana para todos. E a escolha do local não poderia ser melhor: o inovador Square SC, na SC 401.

E é com o objetivo de promover esse bate-papo com a comunidade que o Talk CBN Cidades, evento organizado pela NSC, trará o futuro da Ilha da Magia como tema do debate da noite de terça-feira.

Além de ser aberto ao público, o bate-papo contará com a presença de diversos especialistas e convidados especiais. As inscrições são gratuitas.

*****

 

Avatar photo
Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Clear faz ativação inédita no clássico entre Corinthians e São Paulo

Patrocinadora oficial do Paulistão 2024, Clear realizou ontem, 30, sua primeira ação de impacto no torneio, e logo diante...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }