Portal Making Of

Um Mergulho Sensorial na CASACOR Florianópolis

A CASACOR 2023 abriu as portas para o público ontem em Florianópolis e já está dando o que falar. Não consegui ir na abertura, mas já vi registros de tirar o fôlego. Começo falando sobre as arquitetas Betina Chede e Talita Coral; para elas a criação do universo começou pelos oceanos. Vieram das águas os primeiros seres que habitam o planeta. E este foi o ponto de partida para a criação do ambiente Mergulho Sensorial, praça que a dupla assina na CASACOR, em cartaz até o dia 29 de outubro no antigo Hotel Maria do Mar. O escritório BCH Arquitetos (@bcharquitetos), que recebeu Talita recentemente como nova sócia, ainda aproveita o momento para celebrar os 23 anos de fundação.

Os visitantes da maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas irão encontrar um ambiente lúdico e criativo voltado à reflexão. “Criamos dois ambientes, um introdutório que representa o fundo dos oceanos e nele utilizamos madeiras e texturas bem escuras, numa experiência bem intimista. E no outro, que representa a imersão, o ambiente traz muito verde, iluminação natural e materiais sustentáveis além da brincadeira de unir arte e arquitetura”, resumem, em uníssono, Betina e Talita sobre o Mergulho Sensorial.

Nesta união de criativos – com grande destaque para trabalhos sustentáveis (de verdade!) – estão as mandalas que lembram corais, feitas de tampas de embalagem de aerossóis descartados, assinadas por Cristiano Raim; Os Arquipélagos, de Nara Guichon, produzida a partir de redes de pesca e cordas recuperadas do mar, assim como o traço exclusivo de Driin em os Seres em Evolução.

“Homenageamos nossas matriarcas, que nos sensibilizaram para a primeira noção de morada. Elas estão presentes no projeto, como carga de afeto e nas obras de anjos pinceladas especialmente por Bernardete Chede “, complementam. (Fotos Lio Simas)

*****

*****

Casa Horizonte na CASACOR

E vamos de CASACOR porque a mostra é composta por mais de 30 espaços incríveis. Mais um ambiente sensorial que ressalta o pôr do sol e promete fazer grande sucesso na CASACOR Florianópolis é a “Casa Horizonte”, um local que favorece encontros entre as pessoas e a paisagem natural.

Um projeto de conexão que destaca a natureza e o sol poente, apontando para um novo empreendimento na beira do mar. Essa é a proposta criada pela Dimas Construções para a CASACOR/Santa Catarina, e que pode ser conferida na mostra aberta ontem.

Como foi falado, nesta edição o endereço fica no prédio do icônico Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, desativado recentemente. O imóvel foi adquirido pela Dimas, e dará lugar a um novo empreendimento residencial, projeto que deverá ser lançado em 2024.

Anfitriã da mostra, a Dimas Construções apostou em um espaço que remete ao residencial que a empresa projetou para a área, valorizando uma de suas principais marcas: a vista para o pôr do sol.

De acordo com a arquiteta Beatriz Zeglin, que assina o projeto do ambiente e também é responsável pelo projeto de interiores do futuro empreendimento, a “Casa Horizonte” conta com percurso com diversos pontos de fuga, pensado de forma a criar enquadramentos e ‘emoldurar’ a paisagem natural.

O passeio inclui espaços para que os visitantes possam apreciar a vista e também criar conexões entre si. Em um deles, um bar possibilita encontros e remete ao clima de celebração e expectativa; noutro, destaque para uma estante com livros e quadros. Pensamos em um ambiente que favoreça os encontros, onde as pessoas possam se apropriar do espaço para apreciar a natureza, celebrar e fazer conexões”, reforça Beatriz Zeglin.

*****

Bela parceria

A artista visual Bela Teixeira, que é de Florianópolis mas tem suas produções espalhadas pelo país, tem participação especial no espaço da arquiteta Giovanna Ghisleni na CASACOR 2023. Bela assina um painel para o projeto de Giovana, o banheiro aberto ao uso do público da mostra, o qual será uma homenagem à sua avó materna, a Vó Manoela, que dá nome ao espaço e era uma apaixonada por todas as formas de arte.

*****

Prêmio EsperienzaFatto

Ainda falando em arquitetura e design de interiores, decoradores e auquitetos estiveram reunidos no Jay Bistrô, no Centro da Capital, para troca de experiências sobre as últimas tendências do mercado. Na ocasião, Pedro Amaral e Fabiano Palmieri Martins (o primeiro, gerente comercial e o segundo, sócio da ProFatto e DuoFatto) apresentaram os detalhes do Prêmio EsperienzaFatto, concurso que vai premiar os melhores projetos executados em Santa Catarina em 2023. As inscrições estão abertas até o dia 31/10 e podem ser feitas pelo site esperienzafatto.com.br. O concurso irá premiar os vencedores de quatro categorias com viagem internacional para Milão.

Reconhecido no mercado como “Oscar da Arquitetura e Design Catarinense”, o concurso irá premiar os projetos mais inovadores, executados em Santa Catarina em 2023. “São quatro categorias avaliadas levando em consideração o potencial criativo do arquiteto e/ou design de interiores. O reconhecimento será feito em uma grande cerimônia, com todo o destaque que o evento merece”, explica Marcelo Palmieri Martins, sócio das empresas idealizadoras do Prêmio. Podem participar profissionais da arquitetura, design, engenharia e decoração que atuam em Santa Catarina e tenham desenvolvido projetos em pelo menos uma das quatro categorias: Banheiro/Lavabo; Cozinha/Espaço Gourmet; Área de Piscina e Comercial Interno.

Na foto de Angelo Santos, Fabiano Palmieri Martins, sócio da ProFatto e DuoFatto, com a arquiteta Karla Silva e Pedro Amaral, gerente comercial, na apresentação do Prêmio EsperienzaFatto a arquitetos e decoradores, ontem, no Jay Bistro, na Capital.

*****

Dia dele!

Hoje é dia de brindar com umas boas Kairós! A semana começa com festa para o querido Ricardo Rosa, que sabe fabricar cerveja e chope como ninguém. Feliz aniversário, Ricardo! Que sempre tenhamos muitos motivos para celebrar a vida e brindar com essas cervejas booooas! Tim-tim e saúde!

*****

Dona Bilica Circulando por SC

Em comemoração aos 25 anos de existência da Cia Pé de Vento Teatro, a atriz Vanderleia Will vai percorrer sete cidades de Santa Catarina apresentando os espetáculos ‘Dona Bilica – Naquele Tempo’ e ‘Desajustada’.

Durante o projeto ‘Circulando Por Santa Catarina – Turnê Cia Pé de Vento Teatro´, será realizada também a oficina Comidicidade e Palhaçaria. Todas as atividades são gratuitas e a estreia será na quarta-feira, dia 20 de setembro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

“O objetivo da iniciativa, que é voltada para escolas, universidades, instituições e público em geral, é o incentivo à democratização e o acesso à arte e à cultura. Bem como, promover a divulgação do teatro como ferramenta de inserção e inclusão social e desenvolvimento da cultura de um povo”, destaca Vanderleia.

*****

Circuito Ocean

Está chegando a 3ª etapa do Circuito Ocean e a próxima parada será em Florianópolis, na Praia de Canasvieiras, nos dias 23 e 24 de setembro. O evento, aberto ao público, traz diferentes modalidades competitivas e tem como proposta integrar o esporte com a sociabilização em comunidade. Organizada pelo empresário catarinense Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esporte, a competição reúne atletas de todo o país para desafiarem suas habilidades em provas de natação em águas abertas, Aquathlon e corrida 5k na areia. Para mais informações ou inscrições acesse www.circuitoocean.com.br.

*****

Advocacia em pauta

O presidente do Instituto dos Advogados de SC, Gilberto Lopes Teixeira (na ponta, à direita), acompanhado do secretário-geral, João Paulo Filippin (na ponta, à esquerda) e de Tammy Fortunato, coordenadora regional, realizaram visita institucional ao presidente da OAB de São José, Pedro Ferrari Jr, para tratar de assuntos de interesse das duas entidades.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.