Portal Making Of

Uma casa de verdade – Larissa Gransotto fala hoje em evento no Square SC

“O processo de mudança pessoal, reconfiguração familiar e consolidação de um momento profissional, veio acompanhado também com a necessidade do mergulho não apenas no conceito, no projeto, mas, principalmente na verdade da obra. É na prática que a gente identifica o que foi pensado: os encaixes, os testes e cor, os testes de estanqueidade, a temperatura interna que o jardim na cobertura pode proporcionar. É uma casa teste, temos noções das durabilidade e desempenhos técnicos, mas a junção de muitas metodologias diferentes acaba gerando um laboratório real”, explica a arquiteta Larissa Gransotto sobre o programa de necessidades da própria casa.

Assim surgiu uma casa que expressa a verdade da moradora e seu momento de vida. Projetado e construído pelas mãos da arquiteta catarinense, o lar localizado num terreno locado de 95m2 no Canto da Lagoa de 72 m2 de área interna e mais 43m2 de áreas de varanda, sacada e terraço foi pensado para ser flexível em relação ao endereço. Podendo, inclusive, ser transportado para qualquer lugar do mapa, conforme a vontade da proprietária.

Após o projeto concluído e já habitado, a profissional se sente privilegiada todos os dias. Para ela, a casa representa mais do que a arquitetura oferece. Trata-se especialmente de uma construção interna e pessoal, a casa como segunda pele, como forma de desejo de vida. A escolha por materiais naturais não foi por acaso, a decisão foi trazer mais verdade possível ao projeto.

“Eu quis uma casa pequena, prática, aconchegante, flexível, confortável térmica e acusticamente, que tivesse elementos mais naturais possíveis, que o vento circulasse  fácil, que as plantas estivessem por todos os lados, que os poucos amigos que visitam sintam-se em casa. E quando forem muitos amigos, faremos encontros na rua, na praia, num café. A casa não precisa resolver todas as questões”, complementa.

Mais sustentável possível

Distribuída em dois pavimentos, no térreo é onde se concentram os espaços funcionais como sala e cozinha integradas, lavanderia embutida em armário, um pequeno lavabo e deque. No piso superior ficam as áreas íntimas: dois quartos e um banheiro, sacada e uma cobertura transformada em jardim.

A estrutura do chassis em MLC (Madeira Laminada Colada) foi produzida na fábrica e transportada pronta para montagem no local. A madeira de reflorestamento erguida por meio do sistema Wood Frame faz os fechamentos externos e internos, somada aos painéis OSB e placas cimentícias na área externa e também no banheiro.

“Na minha ‘casa conceito’, a inovação começa na construção, em que a escolha do wood frame e da madeira engenheirada destacam-se pela eficiência e sustentabilidade. A utilização de módulos em madeira e a modularidade do projeto oferecem uma abordagem contemporânea, permitindo flexibilidade e adaptabilidade aos espaços. A cobertura do jardim não apenas contribui para um ambiente verde e acolhedor, mas também demonstra uma solução para a maximização do local”, explica a arquiteta.

O uso de materiais certificados e de baixo impacto por meio de uma parceria com a Morada Eco, reveste o espaço interno com madeira, piso e tintas naturais. As tintas de pedra, por exemplo, são provenientes de materiais que seriam descartados por mineradoras – cascalhos ou contenções – na natureza. Dessa forma, a empresa transforma a matéria-prima bruta em revestimentos nobres para as paredes, oferecendo maior desempenho e durabilidade do produto, ainda reduzindo o impacto ambiental.

Hoje

A história da “Casa de Verdade” como nomeia a arquiteta Larissa Gransotto será apresentada para profissionais em evento promovido pela Morada Eco e Iris Giardini neste 13 de junho, a partir das 17h, no auditório do Square SC, em Florianópolis. Após a participação da profissional, o conteúdo segue com o arquiteto especialista em paisagismo biofílico Guilherme Takeda. O evento é destinado para profissionais do setor e as inscrições são gratuitas. Informações pelo direct do perfil @moradaeco

*****

Falando em arquitetura…

Sempre pensando nas novidades, a Confraria das Arqs. foi a São Paulo para conferir as últimas tendências de decoração e design de interiores da Casacor SP. O grupo aqui de Floripa criado há quatro meses é pioneiro no país e já conta com cerca de 300 profissionais.

*****

Na Feijoada do Cacau

Por mais um ano, o Fort Atacadista é um dos principais parceiros da Feijoada do Cacau, confirmada para o próximo dia 15/6, sábado, no mais famoso parador de praia do Brasil, o P12, em Florianópolis. Como de costume, a rede comandada pela família Pereira, natural de Itajaí, irá promover degustações e ativações durante o evento, para completar e dar ainda mais sabor à festa comandada pelo colunista.

Neste ano, a sobremesa da Feijoada será por conta do Fort. Durante a festa, em uma estação exclusiva, serão servidos doces produzidos na Padaria Fort – operação já presente nas principais unidades da rede – como muffins e donuts, para tornar a experiência do público ainda mais completa. E, para acompanhar a sobremesa, nada melhor que um bom café, fresquinho, passado na hora, que também será uma cortesia do Fort Atacadista.

*****

Encontro pet e feirinha de adoção

Acontece neste fim de semana, domingo, 16, a feirinha de adoção de animais de estimação e o Encontro Pet no Continente Shopping, das 14h às 18h. Localizado no Setor Vinho do empreendimento, o evento será realizado em parceria com o Coletivo Proteção Unida e a Amigos e Protetores dos Animais de Palhoça (APRAP).

Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, levar documento de identidade e comprovante de residência. Os candidatos a tutores passam por uma entrevista para garantir que os interessados terão espaço adequado e consciência para realizar a adoção de forma responsável.  Além disso, postos de doação de ração, produtos de limpeza para a ONG e de coleta de tampinhas e lacres estarão disponíveis na feira.

A campanha de coleta de tampinhas é uma realização do projeto Ecopet, que troca os objetos recicláveis por castrações de animais de rua, ou que pertençam a famílias carentes. A campanha arrecada tampas plásticas de tipos variados, como as de garrafa pet, tampas de shampoo, leite, amaciante, sabão líquido e embalagens de remédios, por exemplo.

O Encontro Pet é destinado a raças brasileiras de cãezinhos, e terá desfile pet, concurso de agility e dicas de adestramento na programação. A participação é gratuita.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: