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Usuários pretendem passar menos tempo nas redes sociais, indica pesquisa

PeopleImages/iStock

A Outbrain, plataforma de recomendação para a open web, desenvolveu uma pesquisa em parceria com a empresa Savanta, agência de pesquisa de mercado, sobre a mudança da experiência de navegação dos usuários.

Um dos principais destaques do estudo global, realizado de 2 de dezembro de 2021 a 4 de janeiro de 2022 com mais de 9 mil consumidores na Austrália, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, é que 21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos seis meses.

Já 39% estão ficando completamente offline, cerca de 33% estão trabalhando ou estudando e 36% estão visitando portais com conteúdo editorial, como sites de notícias nacionais e locais e sites de estilo de vida.

Outro dado aponta que o conteúdo online em sites editoriais (por exemplo, sites de notícias e estilo de vida) é percebido de forma mais positiva do que na mídia social. 75% dos consumidores confiam em conteúdo e recomendações vistos em um ambiente editorial enquanto 54% que confiam em conteúdo e recomendações gerados pelos usuários nas mídias sociais.

Além disso, 76% dos tomadores de decisão dos lares são significativamente mais propensos a confiar no conteúdo e nas recomendações que veem em ambientes editoriais do que os não tomadores de decisão.

O levantamento revela que a confiança do usuário também se estende à publicidade: os anúncios são mais confiáveis em ambientes editoriais da web do que nas mídias sociais. 68% dos consumidores confiam em anúncios vistos em ambientes editoriais e 55%, na publicidade encontrada em sites com conteúdo gerado pelo usuário, como mídias sociais, blogs e comunidades on-line, sendo, esta última, menos confiável. Sete em cada dez consumidores veem anúncios nativos online com alguma frequência e a maioria confia neles.

Ainda, os anúncios nas mídias sociais são considerados o tipo de anúncio mais intrusivo, seguido por anúncios display e de paid search. Dessa maneira, a publicidade nativa, que tem a aparência e se assemelha a um conteúdo editorial, é considerada a forma menos intrusiva de publicidade.

Confira o estudo completo aqui.

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