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Valdir Cobalchini se reúne com o governador Jorginho Mello para falar da infraestrutura

O agora deputado federal Valdir Cobalchini, do MDB, se reuniu na sexta-feira, 20, com o governador Jorginho Mello (PL) para começar a traçar as estratégias para melhorar a infraestrutura de Santa Catarina.

“Tenho um compromisso pela defesa da infraestrutura rodoviária catarinense e sei que Santa Catarina precisa de uma grande união de trabalhos por suas estradas. É uma luta árdua e demorada, afinal, 68,2% das rodovias pavimentadas no estado já são consideradas entre regular e péssima pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Mas, em momento algum, devemos desistir”, declarou Cobalchini.

Na última semana, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) emitiu um manifesto de indignação dando destaque para a falta de cuidados e baixo investimento nas estradas catarinenses.

Para o deputado, houve também muito descaso. Ele enfatiza que em Santa Catarina só tem uma rodovia duplicada em todo o estado, há crateras que se abrem quando chove e esses não são problemas que surgem de um dia para o outro. Ele diz que ocorreram cortes nos investimentos que foram aceitos com grande passividade. “Está tudo errado”, afirmou.

“Gostaria de concluir com um recado, para a Fetrancesc, Governo do Estado e a quem desejar: estou à disposição para criarmos uma unidade e começar de vez a solucionar os problemas que são as rodovias em Santa Catarina”, finalizou.

Por coincidência, o MDB, partido de Valdir Cobalchini, está cotado para assumir a pasta da Infraestrutura no governo de Jorginho Mello e esse encontro já pode ser a indicação de que o acordo do governador com o Massa Bruta pode estar próximo.

Mas o maior problema ainda é a presidência da Assembleia Legislativa, pois Jorginho Mello quer ter a maioria do parlamento do seu lado, mas não gostaria de ver o MDB na presidência da casa, porque sabe da força que tem a legenda e sabe também como agem.

Leia o Manifesto publicado no site da Fetrancesc:

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), entidade que representa 13 Sindicatos no Estado e as mais de 20 mil empresas de Transporte Rodoviário de Cargas, vem a público externar sua indignação com a interdição da BR-470, km 75,8, em Indaial.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 18 de janeiro. A ruptura de um bueiro abriu a cratera, deixando o fluxo de veículos bloqueado nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego.

O DNIT indica para desvio a SC-477 e a SC-110, via Timbó e Rodeio, mas apenas para veículos leves. Já para veículos pesados, a rota alternativa é a BR-282.

A Fetrancesc, ciente de sua responsabilidade com o Transporte Rodoviário de Cargas, mas também com a sociedade como um todo, tem acompanhado de perto a situação da infraestrutura rodoviária, o estado avançado de deterioração das rodovias pela falta de conservação estrutural e manutenção rotineira.

Segundo dados da Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias – 2022, onde foram avaliados 3.510 km entre Rodovias Federais e Estaduais em Santa Catarina, o Estado Geral das rodovias avaliadas aponta que 68,2% das rodovias pavimentadas no Estado foram consideradas regular, ruim ou péssima. Contudo, se analisarmos as rodovias sob gestão pública, a situação é ainda pior, chegando a 84,9% com problemas.

É conveniente recordar-se de que em dezembro de 2022 tivemos o mesmo transtorno, no qual as principais rotas de escoamento do TRC/SC foram completas ou parcialmente interditadas por conta das chuvas que causaram os deslizamentos de terra e as inundações.

Trata-se de uma tragédia anunciada que reforça a necessidade de maiores investimentos em manutenção e mais corredores para escoamento da produção catarinense.

Face ao atual cenário das rodovias de Santa Catarina, o TRC sofre uma penalização através do aumento dos custos operacionais na ordem de 34,7%, conforme informações da CNT. Para sua recuperação com ações emergenciais, de restauração e de reconstrução, são estimados investimentos na ordem de R$ 2,25 bilhões.

Por esta razão, considerando que o TRC desenvolve sua atividade preponderantemente sobre rodovias, a Federação (1) clama por atenção especial por parte do Governo do Estado em relação à precariedade da infraestrutura rodoviária de Santa Catarina; (2) reivindica mais investimentos nas rodovias estaduais e federais e que eles sejam efetivamente realizados com total prioridade.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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