Portal Making Of

Vem aí o Comida Di Buteco 2024

Neste momento inicial divulgo na coluna o release mesmo, do Concurso Nacional Comida Di Buteco 2024. Mas a partir do momento que a disputa começar e formos visitando os bares participantes, trarei aqui impressões e indicações dos locais mais legais.

De 5 a 28 de abril, o primeiro e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a grande e democrática comunidade botequeira a eleger o melhor buteco do país, com o lema “Somos Todos Buteco”. Com esse slogan de campanha o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 6ª edição de Florianópolis, reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”. De Norte a Sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 botecos.

História e dinâmica do Concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Trata-se de um concurso, não de um festival: com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco da cidade e depois o melhor do país. Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de boteco no Brasil.

Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do circuito. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o campeão nacional, melhor boteco do Brasil.

Mais que um concurso, uma chave de impacto socioeconômico

O Comida di Buteco tem e pratica a  missão “transformar vidas atravése da cozinha de raiz – buteco: extensão da sua casa”. Tem como denominador comum nos participantes a presença do dono no local: comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias, sendo lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.

O ano de 2023 foi quebrou recordes para a história do concurso, que atingiu o marco histórico de 1 milhão de votos. Mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos botecos, com mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do sistema do CdB. Nas redes sociais, quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso, com 10 milhões de pageviews do site. Os circuitos também tiveram mais de 150 mil turistas presentes, com uma geração de empregos superior a 10 mil vagas.

Novidades para 2024 

Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos, e neste ano o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos desta edição do Comida di Buteco. Serão mais 1.100 receitas em todo o Brasil de norte a sul, com renovação, muito sabor e histórias de família!

Patrocinadores 2024 

O Comida di Buteco é 100% viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Em 2024, o concurso conta com apresentação da Seara, Eisenbahn como cerveja oficial, patrocínio do Santander/Getnet, Coca-Cola e apoio da McCain, Zero Cal, Chandon, Reserva 51 e Piraquê, além do apoio institucional de S7 Coworking, IFSC, Mercure Hotéis, Abrasel NEOOH, Sympla e Boxnet. Confira abaixo cada um dos patrocinadores.

Quadradinhos Embruxados, petisco do boteco vencedor do concurso em 2023, Botequim das Flores.

A via-sacra vai começar!

*****

*****

Loucos Anos 20

Ontem falei deles na coluna, e domingo eles começam a turnê. O primeiro concerto “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”, apresentado pelo Villa Duo – formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fiorelli, ambos com carreira internacional, começa neste domingo em Laguna. Esta apresentação será no Cine Teatro Mussi, às 20h. Entrada gratuita.

O Villa Duo escolheu um programa com obras da década de 1920 e que raramente são executadas em concertos no Estado. Entre peças de Villa-Lobos, Ysaye, Hindemith e Schulhoff, o Duo lerá textos e poemas que mostram a efervescência cultural e transformações frenéticas no intervalo das duas grandes guerras mundiais.  (Foto Ricardo Wolffenbütel )

No dia 25 de março a dupla se apresenta em Lages, às 19h. Em Joinville o concerto será dia 27, às 20h, e aqui em Florianópolis, para encerrar a turnê, no dia 28, às 20h, será na Fundação Cultural Badesc.

*****

Dilsinho e Menos é Mais

Santa Catarina se prepara para receber Dilsinho em dois shows que prometem agitar o estado. No Joinville Square Garden, em 26 de abril, Dilsinho estará acompanhado pelo Grupo Kamisa 10, trazendo uma noite envolvente e animada ao público. Enquanto isso, no dia seguinte, 27 de abril, o Stage Music Park, em Florianópolis, será palco de uma apresentação emocionante com Dilsinho e o grupo Menos é Mais. Os ingressos para o show em Joinville podem ser adquiridos na Pensa no Evento, enquanto para o evento em Florianópolis, a ticketeira é a Blueticket.

*****

Homenagem à Ilha, presente pro público

DoshiraKorea, restaurante Coreano inaugurado em 2020 em Florianópolis, faz homenagem a Ilha da magia e a todos manezinhos. No aniversário da cidade que  completa 351 anos, adicionou ao cardápio um novo prato :

O “Ixpia OhJinOh Bokum “,  Lula na maneira mais típica com Gochujang (pasta fermentada de pimenta) Tokk (massa de arroz), óleo de gergelim, entre outras especiarias coreanas, acompanhado de Bap (arroz oriental).

A receita foi desenvolvida especialmente para homenagear esta data tão especial, já está no cardápio para  ser servido aos clientes. Hummm… deu água na boca!!!

*****

Tênis usados

A primeira Netshoes Run de 2024, que será em Florianópolis neste domingo (24/03), traz uma ação linda envolvendo os corredores da prova e projetos sociais da Grande Florianópolis. Os 300 primeiros atletas que doarem um par de tênis usados em bom estado (não precisa ser tênis de corrida tá?) e um quilo de alimento receberão uma jaqueta corta-vento, exclusiva do circuito. Legal né? O local de retirada dos kits e de doação dos tênis será no piso L3 do Floripa Shopping, ao lado da Smart Fit, nesta sexta e sábado (22 e 23 de março). Corre lá.. e bora ajudar quem precisa!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.