Portal Making Of

Vendas de Natal marcam tímido crescimento de 0,4%, revela Serasa Experian

As vendas do comércio físico brasileiro na semana do Natal, em comparação com o mesmo período de 2021 (18 a 24/12/2021 x 18 a 24/12/2022), marcaram tímido crescimento de 0,4% segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.

De acordo com o economista Rabi, da Serasa Experian, “os varejistas esperavam um crescimento um pouco melhor após a recessão dos primeiros anos da pandemia, mas o impacto da inflação no bolso dos consumidores não permitiu a evolução dos gastos para a época”.  

Confira a evolução dos dados no gráfico a seguir:

Em relação ao final de semana do Natal (17 a 19/12/2021 x 16 a 18/12/2022), o crescimento também foi baixo, de 0,2%. Ainda segundo Rabi, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a maior data comemorativa do ano tenha vendido menos do que vendeu durante a pandemia.

“A alta da taxa de juros e a inadimplência dos consumidores são alguns dos agravantes que podemos listar como motivações para esse cenário. O 13º salário, antes utilizado para potencializar a atividade do comércio, também pode ter sido priorizado para o pagamento de dívidas pelos brasileiros”, explica.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton