21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

Dacica, grana, racismo e resultados

Reprodução/Avaí
Últimas notícias

1 – Estadual 23

Resultados desta quarta (8): Barra 4 x 3 Avaí; Figueirense 2 x 1 Marcílio; Brusque 0 x 0 Concórdia e Hercílio 0 x 0 Criciúma. Hoje jogam, às 19h, Atlético x Joinville e Chape x Camboriú.

 

2 – Classificação

Faltando cinco jogos. O líder é Hercílio com 13 pg; Brusque 12; Avaí 9; Chape 8; Barra e Figueirense tem 8. Marcílio e Criciúma têm 7 e hoje o Joinville tenta sair da zona de rebaixamento com 4, enfrentando o Atlético com 1, podendo superar o Concórdia com 6 e o Camboriú com 5.

 

3 – Real x Flamengo

O Madrid vai disputar a final graças a um gol de um ex-jogador do Flamengo Vinicius Júnior, vendido para pagar as transferências e salários de jogadores com fama, mas em fim de carreira, que não levaram o time à final do Mundialito no Marrocos. E para fazer média com a torcida reclamam da arbitragem.

 

4 – Final do Mundialito

Dorival Júnior, que deixou o clube campeão da Libertadores garantido no Mundial de Clubes, passeou de lanchas pela baía Norte ao lado de Jaci Kretzer, enquanto o Flamengo perdia para o Al Hilal por 3 a 2. Nesta quarta (8), o resultado da outra semifinal foi Al Ahly 1 x 4 Madrid. Sábado a decisão entre Al Hilal x Real Madrid, às 16h, em Rabat.

 

5 – Copa do Brasil

Que prêmio ganhou o Manaus, vai vir ao Balneário Camboriú enfrentar o Camboriú pela Copa do Brasil. Os outros jogos das equipes de SC são: Marcílio Dias x Chapecoense; Retrô x Avaí; Real Ariquemes x Criciúma e os jogo serão nos dias 22 de fevereiro e 1º de março.

 

6 – Homenagem[i]

Reprodução

Morreu aos 73 anos Daci Carvalho das Neves, cresceu na “Carioca” no Estreito, próximo ao Bairro da Coloninha e do campo onde seria erguido o Estádio Orlando Scarpelli. Ali virou jogador e defendeu o Figueirense. Como preparador e treinador fez história no Avaí. Era irmão de Dailtinho – ex- jogador do Avaí e cunhado do Miguel Livramento.

O conheci no Estádio Adolfo Konder, ainda estudante em Curitiba pedindo para fazer um estágio comprobatório. Depois voltou formado e foi contratado. Pelo nome, ninguém o conhecia, mas sim pelo apelido de Dacica. Casado há 44 anos, pai de dois filhos. Foi bancário, professor em Curitiba e Florianópolis, aqui nas escolas públicas: Presidente Roosevelt, o Otília Cruz e o Aderbal.

Até dezembro de 2022, aos 73 anos, vivia na Praia dos Açores nos últimos 10 anos, onde era visto correndo na beira da praia, quase sempre perto das 11h. Parecia um garoto. Era um dos moradores mais antigos dos Açores, há 30 anos construiu uma casa de veraneio e há 10 virou morador. No início de janeiro de 2023, há uma semana, uma bactéria se instalou numa artéria do coração e provocou a sua morte nessa terça-feira (7/2).

Na verdade, Dacica queria morrer correndo na praia dos seus amores: Açores.

 

7 – De 1 a 11

Reprodução

A “Federação Francesa de Futebol” (FFF) estabeleceu que nos jogos da Copa Francesa, os jogadores incluídos no 11 inicial deverão numerar-se de 1 a 11. Neymar, cedeu o número 10 à Messi e usará a de número 11. Mas nos jogos da Liga 1 e na Champions, Messi voltará a utilizar a camisa de número 30.

 

8 – Racismo – yes and but

(Photo by Shaun Botterill/Getty Images) Reprodução

A Liga espanhola criou uma comissão para analisar e investigar racismo contra Vinicius Júnior, jogador do Real Madrid. Mas fiquei intrigado porque estas manifestações de racismo só ocorrem contra Vini Jr, pois no Real Madrid jogam Militão, Rüdger, Alaba, Camavinga, Tchouameni, Rodrygo e Mariano, todos com tom da pele negra e, nunca li ou ouvi qualquer manifestação contra estes jogadores.

Por que só contra Vinicius?

Tento entender o “yes and but”, acreditando que Vinicius Júnior provoca os adversários e as torcidas com palavras, gestos e tampando a boca, parecendo que ele não é tão inocente assim.

 

9 – Racismo II

A grande mudança na NBA foi a ida de Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, para o Dallas Mavericks e, será parceiro de Luka Doncic. Irving desapareceu do time em algumas partidas do Brooklin por razões pessoais, quando foi protagonista de uma polêmica ao compartilhar um documentário anti-semita.

Pergunto: contra judeus não é crime de racismo?

 

10 – Liga Forte e grana

Os clubes aprovaram a divisão de receitas dos campeonatos brasileiros assim: 45% igualitário; 30% pela classificação e 25% pela audiência. Os clubes da Liga Forte Futebol (LFF) assinaram um acordo de investimentos com a Life Capital Partners e a norte-americana Serengeti Asset Management, no valor de R$ 4,85 bilhões, para uma liga com 40 clubes.

 

11 – Os donos

Dos 20 clubes da Premier League apenas três clubes são de propriedade de ingleses. Veja a lista aqui.

Fim.
_____________________________

[i] Com Paulo Scarduelli e Polidoro Junior

Avatar photo
Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }