26.4 C
fpolis
26.4 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Veruska Donato processa Globo por pressão com barriguinha

Reprodução
Últimas notícias

A ex-repórter da TV Globo Veruska Donato entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra a emissora. Ela alega ter sofrido assédio moral para alcançar um padrão de beleza imposto pela empresa, o que a fez desenvolver síndrome de Burnout.

De acordo com reportagem do site Notícias da TV, a defesa de Veruska Donato afirma ainda que a repórter não pediu demissão da emissora em 2021, conforme foi alegado na época pelo canal, e frisa que ela foi demitida pela Globo cinco dias após retornar de um afastamento médico.

Após contrair a síndrome de Burnout, ela realizou exame no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e precisou ser afastada durante 77 dias. A licença durou até 28 de outubro de 2021. Cinco dias depois, a jornalista foi desligada da TV.

Nos documentos do processo, os quais o mesmo site teve acesso, os advogados da jornalista acusam a Globo de prática ilegal por demiti-la logo após a licença e apontam também que os chefes da emissora fizeram fortes cobranças sobre o visual dela no ar.

Foram apresentados como prova dois e-mails enviados por Cristina Piasentini, diretora de Jornalismo da Globo em São Paulo, entre 2008 e 2020, e Ana Escalada, então chefe de Redação e sucessora de Cristina no cargo de direção.

Conforme o Notícias da TV, Cristina Piasentini teria cobrado que usassem roupas comportadas e que não marcassem o quadril ou “barriguinhas persistentes”. O documento também recomendava alimentação balanceada para evitar ganho de peso e orientava o cuidado com unhas.

Veruska exige, ainda, o recebimento dos direitos trabalhistas do período em que atuou como Pessoa Jurídica (PJ) durante 17 anos, entre 2002 e 2019. jornalista expôs que a Globo só assinou sua carteira nos dois últimos anos.

O processo corre na 37ª Vara do Trabalho de São Paulo, e a Justiça já marcou uma audiência: Veruska Donato e a Globo se encontrarão no tribunal no dia 27 de março. Em caso de condenação, a Globo pode ter de pagar uma indenização de R$ 13 milhões.

Atualmente, Veruska Donato é contratada da TVMS, afiliada da Record no Mato Grosso do Sul, e comanda o programa Balanço da Manhã.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }