Portal Making Of

Veruska Donato processa Globo por pressão com barriguinha

Reprodução

A ex-repórter da TV Globo Veruska Donato entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra a emissora. Ela alega ter sofrido assédio moral para alcançar um padrão de beleza imposto pela empresa, o que a fez desenvolver síndrome de Burnout.

De acordo com reportagem do site Notícias da TV, a defesa de Veruska Donato afirma ainda que a repórter não pediu demissão da emissora em 2021, conforme foi alegado na época pelo canal, e frisa que ela foi demitida pela Globo cinco dias após retornar de um afastamento médico.

Após contrair a síndrome de Burnout, ela realizou exame no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e precisou ser afastada durante 77 dias. A licença durou até 28 de outubro de 2021. Cinco dias depois, a jornalista foi desligada da TV.

Nos documentos do processo, os quais o mesmo site teve acesso, os advogados da jornalista acusam a Globo de prática ilegal por demiti-la logo após a licença e apontam também que os chefes da emissora fizeram fortes cobranças sobre o visual dela no ar.

Foram apresentados como prova dois e-mails enviados por Cristina Piasentini, diretora de Jornalismo da Globo em São Paulo, entre 2008 e 2020, e Ana Escalada, então chefe de Redação e sucessora de Cristina no cargo de direção.

Conforme o Notícias da TV, Cristina Piasentini teria cobrado que usassem roupas comportadas e que não marcassem o quadril ou “barriguinhas persistentes”. O documento também recomendava alimentação balanceada para evitar ganho de peso e orientava o cuidado com unhas.

Veruska exige, ainda, o recebimento dos direitos trabalhistas do período em que atuou como Pessoa Jurídica (PJ) durante 17 anos, entre 2002 e 2019. jornalista expôs que a Globo só assinou sua carteira nos dois últimos anos.

O processo corre na 37ª Vara do Trabalho de São Paulo, e a Justiça já marcou uma audiência: Veruska Donato e a Globo se encontrarão no tribunal no dia 27 de março. Em caso de condenação, a Globo pode ter de pagar uma indenização de R$ 13 milhões.

Atualmente, Veruska Donato é contratada da TVMS, afiliada da Record no Mato Grosso do Sul, e comanda o programa Balanço da Manhã.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

SBT demite apresentador Benjamin Back

A direção do canal de Silvio Santos demitiu o apresentador Benjamin Back, que comandava o programa esportivo “Arena SBT” desde outubro de 2020. A última

Leia mais

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

ZAP lança novo filme com Cauã Reymond

Em nova fase da campanha publicitária “Só no ZAP você encontra”, o portal imobiliário ZAP, do Grupo OLX, lança seu segundo filme estrelado por Cauã