Portal Making Of

Vídeo: Deputados pedem cassação de Nikolas Ferreira por discurso transfóbico

Reprodução

Deputados federais anunciaram ontem, 8, que pretendem entrar com pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no Conselho de Ética após um discurso transfóbico do congressista na tribuna da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, o deputado, usando uma peruca loira, fez um discurso sobre o Dia da Mulher que provocou reações nas redes sociais e ocupou os assuntos mais comentados.

“Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nicole”, afirmou. “As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo de tudo isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade”, continuou. “Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um homofóbico e um preconceituoso”, disse ainda.

Para a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), as falas feitas em plenário ferem a liberdade de discurso que é prevista pela imunidade parlamentar: “O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. O segundo é o México, que não tem nem metade dos casos”, diz a deputada. “Não vamos tolerar tamanha violência na Casa do povo”.

“Não vamos tolerar tamanha violência na Casa do povo”, disse a parlamentar convidando outros colegas da Câmara a aderirem ao seu pedido de cassação. “Estamos falando de um homem que, no Dia Internacional das Mulheres, tirou o nosso tempo para fazer uma fala preconceituosa, absurda e nojenta”, disse.

Por meio de nota, a Aliança Nacional LGBTI+ se posicionou e disse que tomará as medidas legais para responsabilização do deputado. “A transfobia não pode ser tolerada, em especial quando ocorre de forma institucional”, apontou a nota.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Claiton Selistre

Leia mais