Portal Making Of

Vídeo: Massa de ar frio pode trazer geada e neve para SC

Foto: Elenice de Almeida / Epagri

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana, entre 16 e 20 de maio.

“Em regiões mais altas do Estado, com Urupema e Bom Jardim da Serra, as temperaturas podem chegar a -7ºC, -8 ºC”, adianta Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Segunda ela, ainda é cedo para afirmar a ocorrência de neve no Estado: “O indicativo é de que ela ocorra entre terça e quarta, no Planalto Sul catarinense, mas ainda é cedo para confirmar”.

Gilsânia explica que para a ocorrência de neve é preciso a combinação de frio e umidade. “Frio não vai faltar”, destaca a meteorologista.

Já umidade estará associada a um ciclone extratropical posicionado próximo à costa do Rio Grande do Sul. Gilsânia explica que será preciso confirmar se realmente esse ciclone vai se posicionar de acordo com a previsões.

“Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve”, esclarece.

Há ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina. Se a neve acontecer, a geada chega em 19 de maio.

Confira no vídeo a previsão do tempo para a semana que vem, com a meteorologista Gilsânia Cruz:

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Arquibancadas cobertas e lei…

1 – A volta dos gaúchos Daqui a pouco, depois das 16h, o Ypiranga de Erechim, jogando no “Colosso da Lagoa, enfrenta o time do

Leia mais

Vini Jr. é o novo embaixador de Gatorade

Vini Jr. é o novo embaixador de Gatorade. O jogador do Real Madrid, que disputa a final da Champions League contra o Borussia Dortmund no próximo sábado, 1º de junho,