Portal Making Of

Villa Francioni celebra hoje 22 anos de fundação

Essa é uma das minhas vinícolas preferidas no Brasil, por toda sua história poética, sua arquitetura singular e sua valorização artística. Não podia deixar de destacar que neste 21 de setembro a Villa Francioni comemora 22 anos de fundação. Para comemorar essa data, foi lançado o icônico vinho Agripina, fruto de mais de uma década de estudo. O novo rótulo é uma homenagem à mãe do fundador da vinícola, Agripina Francioni de Freitas, cujo sobrenome italiano “Francioni” foi escolhido por Dilor Freitas para integrar o nome da vinícola.

“Vó Agripina foi uma grande mulher e teve importante participação na vida empresarial e política do meu avô, Diomício Freitas (foto do casal abaixo). Por isso, escolhemos o nome dela para esse nosso novo vinho”, explica a presidente do Conselho da VF Daniela Freitas.

Agripina é resultado de 11 anos de estudos e pesquisas. O vinho passou por um período de envelhecimento em barris de carvalho francês novos e mais de 24 meses de afinamento em garrafa. A novidade é elaborada a partir de um cuvée (combinação) das safras 2012, 2015, 2017 e 2018 da uva Nebbiolo, casta icônica na Itália, mas com a tipicidade do terroir da Serra Catarinense.

Esse é o quarto vinho da marca que homenageia um familiar. Os anteriores foram Francesco (2008), Michelli (2010) e Dilor (2016).

*****

*****

Festa pra ela

Hoje é dia de festa pra Francielli De Aquino, essa virginiana arretada, divertida e muito querida! Que a vida sempre te dê em dobro as alegrias que você proporciona às pessoas que te cercam, Fran! Feliz aniversário.

*****

Mulheres em pauta e em alta

Sucesso define o I Expo Woman, evento gratuito realizado no último fim de semana, onde mais de dez palestras empolgaram e inspiraram mulheres de todas as idades, que passaram pelo TOP Market, na Capital. De acordo com Suelen Machado, organizadora do encontro, as conexões realizadas durante a jornada serão um marco na vida pessoal e profissional de diversas mulheres.

*****

De volta à escola

Com 23 anos de atuação no fomento ao ensino técnico profissionalizante e na formação de mais de 18 mil alunos em suas unidades de Florianópolis e Itajaí, a empreendedora educacional Ana Paula Calaes vive um momento muito especial. Na sua Escola Técnica Geração, ela conta com um time de professores que se formaram na própria instituição e estão de volta à sala de aula, mas agora para transmitir seu conhecimento para outros jovens. O índice de empregabilidade da escola é o maior da área: superior a 80%.

*****

Caixa de Pandorga

Nossa querida Linete sempre envolvida com arte. Olha que bacana; para celebrar a chegada da Primavera, empreendedoras se reuniram para organizar um evento com bazar, vinhos e exposição de produtos de papelaria e scrapbook.

Do perfil recém criado no Instagram com o nome “Caixa de Pandorga” (amei esse nome!), surgiu o evento que vai acontecer no bairro Rio Tavares, das 11h às 18h deste sábado (23/09), para reunir pessoas amigas, comercializar peças vintage e atuais de vestuário e ítens de decoração, vinhos e produtos de papelaria (também amo – fui daquelas de colecionar papel de carta e blocos personalizados bafônicos ).

A proposta é das jornalistas Sandra C. Inácio e Linete Martins (foto), que atuam em comunicação/consultoria e tiveram a ideia de reunir, numa casa aconchegante perto da praia, outras profissionais com perfil empreendedor.

“Nossa intenção é aproveitar o espaço no Sul da Ilha e promover uma ação de economia colaborativa com pessoas que empreendem e têm pensamentos semelhantes em relação à sustentabilidade, com a reavaliação de como lidamos com o consumo”, diz Sandra C. Inácio. Para a jornalista Linete Martins, o evento de sábado é um desafio e também divertimento. “Queremos um encontro leve, que as pessoas venham garimpar, conhecer o que outras empreendedoras estão produzindo também. Um tempo atrás eu trouxe do exterior peças de brechós para meu uso pessoal quando não era costume por aqui. Hoje vejo como essa prática está mais popular no Brasil, com um olhar diferente em relação à  moda e estilos. Estou adorando a experiência e fazer parte da construção do Caixa de Pandorga”, comenta. (e eu estou adorando divulgar 😉

****

Sobre o Carnaval 

Nessa terça-feira, 19, o apresentador de TV , promotor de eventos e, como ele mesmo se intitula, soldado do Samba, Serratine, foi convidado para participar de uma audiência pública na Câmara de São José para colocar em pauta o retorno do Carnaval de rua e desfiles dos blocos. Agora é aguardar os próximos passos para retomar a festa mais popular do Brasil em São José .

*****

Family Day

O Square SC, o completo multiuso da SC 401, está com a semana agitada. Além de sediar a Floripa Collab e o Lounge Itapema, no sábado (23/9) acontece o Family Day, evento recreativo que abrange feira artesanal, recreação infantil e apresentação de boi de mamão de Santo Antônio de Lisboa. Espaços que integram trabalho, lazer e gastronomia completam a qualidade de vida da capital catarinense.

*****

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.