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Webinário: Aprenda a fazer e como valorizar o seu negócio

Webinário: Aprenda a fazer e como valorizar o seu negócio
Freepik

Você já pensou em utilizar a internet como meio de transmissão de um seminário para o seu público-alvo? É isso que ocorre com o webinário, uma estratégia de marketing online poderosa que pode ser utilizada para diversas finalidades, desde a apresentação de um produto até a explicação aprofundada de um conteúdo.  Porém, como fazer um webinário? Quais os passos necessários para atrair as pessoas, divulgar o evento e cuidar da parte tecnológica? É isso que você vai aprender ao longo do texto de hoje.

Aqui, também vamos apresentar as vantagens de realizar esse tipo de transmissão e por que ela é assim tão importante para o seu negócio. Então, caso tenha ficado interessado no assunto e queira aumentar o engajamento com o seu público, venha com a gente e boa leitura!

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Como fazer um?

Um webinário, como você já deve saber, é uma videoconferência ou um seminário feito via internet. Em geral, ele é utilizado quando a empresa quer apresentar ao seu público um produto ou serviço novo ou quando deseja transmitir um conteúdo relevante para a sua audiência.

Atualmente, esse tipo de estratégia está sendo bastante difundida e aproveitada pelas empresas. Por isso, você não pode ficar para trás nessas mudanças. Então, venha descobrir os 11 passos para fazer um webinário, ou webinar.

1. Defina o objetivo

Antes mesmo de planejar seu webinário, você precisa ter em mente qual será o objetivo do mesmo. Você quer divulgar uma novidade, mostrar para o seu público é uma autoridade em determinado assunto fazendo um vídeo didático sobre determinado tema ou deseja apresentar informações sobre assuntos que despertam curiosidade na sua audiência?

Refletir sobre cada uma dessas questões vai guiá-lo em todos os passos posteriores.

2. Defina o tema a ser abordado

Com seu objetivo em mente, reflita sobre o tema que estará na pauta do webinário. Tenha bastante atenção na hora de defini-lo. Caso ele seja a apresentação de um novo produto ou serviço, não há muito o que pensar.

Porém, se for um seminário de conteúdo e não de divulgação, pesquisa por palavras-chave que estejam sendo procuradas pelos consumidores. Vale a pena também, fazer uma enquete nas redes sociais com o público que segue a sua empresa para saber quais são as dúvidas ou os assuntos que eles gostariam de saber mais.

3. Escolha a data que o evento ocorrerá

A escolha da data deve ser um ponto crucial da sua estratégia. Isso porque você, é claro, quer realizar o evento em um dia que favoreça uma grande audiência, certo? Então, nada de marcar o webinar para sexta-feira à tarde ou à noite ou em vésperas de feriado.

Afinal de contas, a probabilidade das pessoas quererem se divertir em vez de estudar ou pensar em negócios é muito maior. Por isso, opte por datas no meio da semana e depois do horário de trabalho comercial. b

4. Escolha a plataforma de transmissão

Hoje, existem muitas plataformas voltadas exclusivamente para a transmissão de webinários. Porém, você pode utilizar plataformas de vídeos em geral para fazer a apresentação. A seguir, listamos algumas opções onde os webinários podem ser exibidos:

Google Hangouts;

Facebook;

YouTube;

WebinarJam;

Twitch;

WeBex;

GoToWebinar;

GoToMeeting.

5. Crie uma página de captura

Página de captura ou landing page é uma espécie de site onde estarão dispostas todas as informações sobre o webinário. O que inclui data de realização, horário, tema e nome do apresentador do mesmo.

Dentro da página deve haver uma opção para o usuário se cadastrar no evento. Em geral, você precisa solicitar apenas o nome e o email da pessoa. Isso já lhe garante o contato de diversos possíveis clientes. Algo que será muito útil para contatos posteriores.

6. Divulgue o evento

Para que as pessoas vejam o seu webinário, ele precisa de divulgação. Sendo assim, faça chamadas nas redes sociais, no blog da empresa e crie anúncios no Google Ads, por exemplo.

Além disso, envie email regulares para as pessoas que se cadastraram na landing page, lembrando-as do dia em que o evento ocorreu e da importância de assistir ao vídeo.

7. Monte um roteiro

Defina os tópicos que vão ser trabalhados durante a apresentação, quais serão os pontos abordados logo de início e quanto tempo você vai demorar em cada tópico. Isso ajuda a otimizar a apresentação, além de deixá-la mais profissional e bem organizada para o seu público. 

8. Crie uma apresentação visual

Pessoas gostam de imagens. Elas tornam tudo mais fácil de ser assimilado e deixam as explicações menos monótonas. Sendo assim, quando for montar a sua apresentação, não se esqueça de colocar imagens, gráficos e vídeos no meio dela. Desse modo, será mais fácil prender a atenção do seu público.

9. Defina como será a interação com o público

Em geral, o webinário funciona com uma pessoa falando enquanto o público está ouvindo a explicação. Porém, isso não quer dizer que as pessoas não possam fazer perguntas durante ou ao final do evento.

Sendo assim, pense se o seu webinário será ao vivo ou previamente gravado e estabeleça como será a interação com quem está assistindo. Uma boa estratégia é criar uma aba de chat, onde os participantes podem enviar perguntas ao longo da apresentação que serão respondidas no final do seminário.

10. Faça um cronograma de monitoramento

O cronograma de monitoramento é como um checklist e serve para você acompanhar o processo de preparação do webinário. Ou seja, ele vai ajudar você a observar se os todos os passos anteriores foram ou estão sendo atendidos ao longo das semanas. Desse modo, você não esquece tudo oq eu precisa ser feito para criar um ótimo evento.

11. Avalie os resultados

Depois que o webinar acabar, é o momento de analisar os resultados. Observa quantas pessoas participaram, avalie a interação que o público teve com o palestrante e avalie os comentários das pessoas sobre aquilo que vivenciaram. A partir daí será fácil analisar o que precisa ser melhorado e o que foi bom o suficiente.

O que fazer durante?

Depois de entender os passos prévios de como fazer um webinário, chegou o momento de conhecer algumas dicas para colocar em prática no momento em que o evento estiver ocorrendo. Assim, tudo será aproveitado da melhor forma possível.

Tenha uma equipe de apoio

Mesmo que você mesmo seja quem vai apresentar o webinário, isso não significa que todo o processo deve ocorrer sem nenhum apoio. É sempre interessante ter alguém responsável pelos equipamentos eletrônicos, monitorando algum possível problema com a internet, com o microfone etc.

Também vale a pena deixar uma pessoa responsável pelo chat, caso você disponibilize essa opção para o público. Assim, as mensagens de perguntas serão melhor filtradas e transmitidas.

Interaja com os participantes

Um dos pontos mais interessantes do webinário é que ele aproxima o público da empresa. Sendo assim, sempre interaja com os participantes. Isso ajuda a manter o clima de proximidade e deixa as pessoas mais conectadas com a apresentação.

Agradeça a presença dos participantes

No início e no final do evento não se esqueça de agradecer às pessoas por estarem ali com você, ouvindo e assistindo àquela palestra. Isso, além de ser um ato de educação, faz com que cada participante sinta-se importante.

Responda as perguntas que surgirem

Se tiver aberto um chat para responder às perguntas do público, certifique-se de responder a todos. Caso contrário, as pessoas podem se sentir frustradas, o que vai gerar uma sensação ruim relacionada à experiência do evento.

Esteja preparado para os imprevistos

Imprevistos ocorrem com certa regularidade, por isso esteja preparado para eles. Sendo assim, tenha sempre um computador reserva, uma conexão a mais de internet e a sua apresentação salva em diferentes formatos de arquivos, por exemplo.

Já sei como fazer, mas o que ocorre depois do evento?

Até agora, você entendeu tudo o que é preciso para realizar um webinário, porém, o trabalho não acaba depois da apresentação. Afinal de contas, o vídeo do evento fica gravado e não deve ser desperdiçado. 

Publique um vídeo em uma plataforma online

Depois que o webinário acabar, pegue o vídeo e o publique em uma plataforma online, como o YouTube. Assim, diversas pessoas poderão ter acesso ao conteúdo, mesmo que ele não seja mais ao vivo, ficar informado e criar uma conexão maior com o seu negócio.

Conecte o vídeo do webinário em posts do seu blog ou site

Para ajudar no marketing de conteúdo da sua empresa, crie links dentro dos posts do blog que a companhia possui que direcionam o leitor para o webinário. Sendo assim, vale a pena criar diferentes conteúdos básicos sobre o tema abordado no evento e guiar as pessoas para as informações aprofundadas no vídeo.

Divulgue nas redes sociais

Você utilizou as redes sociais para chamar seus seguidores para assistirem ao webinário de forma inédita. Agora, é o momento de utilizar as mesmas plataformas para atrair quem não pôde participar do evento. Então, crie posts avisando que o conteúdo está disponível online ou coloque o webinário nos destaques fixos do Instagram, por exemplo.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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