Portal Making Of

26 municípios catarinenses registram ocorrências causadas pelas fortes chuvas

Tubarão. Foto: Mauricio Vieira / Secom

Em Santa Catarina, 26 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros devido as fortes chuvas que atingem o estado, principalmente no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Os municípios notificaram mais 10 mil pessoas afetadas. Foram confirmadas duas mortes no final da tarde de ontem, 3, em São Joaquim, na Serra catarinense. As informações foram divulgadas em boletim oficial da Defesa Civil pouco depois das 14h de hoje, 4.

O Corpo de Bombeiros Militar atua desde o início das ocorrências nas ações de resgate de pessoas, além de ações de desobstrução de rodovias, corte de árvore e ainda o monitoramento de locais em que podem ter deslizamentos.

Houve ainda significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em situação de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio-Oeste.

O meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Freta, informou que levantamentos apontam precipitações superiores a 200 mm nos municípios de Garopaba (262mm), Santa Rosa de Lima (262mm), Florianópolis (234mm), Mirim Doce (226.2), Rio Fortuna (226mm) e São Martinho (226mm).

Conforme ele, ainda existem condições de chuvas volumosas para as próximas 24 horas. A formação de um ciclone extratropical influenciará nos volumes de chuvas, previstos para passar dos 200mm no Litoral Sul e Grande Florianópolis e pontualmente em 150mm no Vale do Itajaí.

“O risco segue muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e inundações. Ainda há condições de fortes ventos e mar agitado. A Defesa Civil recomenda cautela e cuidados redobrados, não transitar em pontes e pontilhões submersos, estar atento a qualquer movimentação de massa, postes inclinados e rachaduras nas paredes. Em caso de ocorrência ligue 199 ou 193”, informou.

 

Situação das barragens

A Defesa Civil de Santa Catarina determinou nesta quarta-feira, 4, o fechamento das comportas da barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. O comando para a operação ocorreu às 11h06 após reunião ampliada que envolveu o secretário chefe da Defesa Civil, David Busarello, técnicos da DCSC e da região.

 

Situação nas estradas

Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e da Polícia Militar Rodoviária monitoram a situação, ocasionada pelo alto volume de chuvas dos últimos dias. A SIE informa interrupções de pista.

 

Aulas suspensas pelo Estado

A Secretaria de Estado da Educação comunicou que 154 escolas estaduais estão com as aulas suspensas nesta quarta-feira, 4. O principal motivo da suspensão é devido à locomoção dos estudantes, que por causa das chuvas não conseguem chegar às unidades. O retorno das aulas está previsto até o fim da semana, a depender da situação de cada região. A reposição das aulas está garantida para cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei.

As suspensões atingem escolas das coordenadorias regionais de Educação de Araranguá, Caçador, Criciúma, Ibirama, Laguna, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão e Videira.

 

Fornecimento de água

As equipes da Casan em todo o estado estão mobilizadas para normalizar os sistemas e o atendimento à população. Por esse motivo, é fundamental que a população faça o uso econômico da água neste período.

 

Energia

A Celesc está em alerta devido às chuvas incessantes que atingem Santa Catarina desde a última segunda-feira, 2.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Buser anuncia Pedro Scooby como embaixador

A Buser anunciou o surfista Pedro Scooby como embaixador da empresa, com o objetivo de reforçar o novo posicionamento apresentado recentemente. Além de Scooby, a

Copa, Figueira e Vagner Love

1 – Seleção e Dorival Como ele preconizou: Endrick ficará no banco porque segundo ele: “Tem que ir devagar”. Mas se estiver perdendo, Dorival ira apelar

Globo erra na escala de narradora

A web pode ser cruel para quem desempenha atividade pública e está exposto a avaliações nem sempre procedentes. Foi o que aconteceu com a narradora

Leia mais

Pacto pelo saneamento, antes tarde do que nunca?

A balneabilidade das praias não é um problema ambiental que atinge a saúde pública com impactos negativos para o turismo na Capital. O que está sendo feito para mudar isso? Leia na Coluna de Janine Alves.