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65,3% dos consumidores pretendem antecipar compras de Natal na Black Friday

65,3% dos consumidores pretendem antecipar compras de Natal na Black Friday
Pixabay

Com objetivo de analisar as tendências e o comportamento do consumidor na internet durante a Black Friday deste ano, o Cuponomia, portal que reúne cupons e cashback no e-commerce, realizou uma pesquisa com usuários de sites residentes no Brasil, no período de 25 de outubro a 10 de novembro.

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano para o varejo. Em 2020, as vendas online registraram um verdadeiro recorde no período, movimentando R$ 4 bilhões, segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen. Em 2021, a expectativa é de que, mesmo com o avanço da vacinação, a retomada do comércio e a flexibilização de medidas restritivas em todo o país, os consumidores ainda assim mantenham a intenção de comprar online.

“O e-commerce cresceu no último ano, em meio à pandemia e a quantidade de descontos e cashbacks disponíveis têm mostrado maior atratividade aos consumidores nas compras online”, afirma Ivan Zeredo, Diretor de Marketing do Cuponomia. “O consumidor também busca maior variedade de produtos, marcas, modelos e a possibilidade de comparação de preços como uma premissa para fechar uma compra nessa época. Por esse motivo, os resultados na internet, esse ano, devem ser ainda melhores”, ressalta o executivo.

 

Intenção de compra

A intenção de compra pela internet e a aderência às promoções e aos descontos para este ano seguem apresentando bons números. O levantamento aponta que 69,7% dos consumidores efetuaram compras online em 2020 e 95,9% afirmaram que tem a intenção de fazer alguma compra novamente no evento deste ano. O público majoritário será, mais uma vez, composto por mulheres. Segundo a pesquisa, 68,8% dos usuários que pretendem gastar na data são do sexo feminino. Jovens de 26 a 34 anos (30.4%) e de 35 a 45 anos (30,3%) também compõem o primeiro e o segundo lugar da análise por faixa etária.

A ideia é, inclusive, aproveitar a data para sim, antecipar as compras de presentes de Natal, já que a pesquisa aponta que 65,3% dos consumidores chegam a data com esse objetivo em 2021. No entanto, a maioria dos clientes não pretende esperar apenas o dia 26 de novembro para comprar, 45% já está de olho nos descontos oferecidos pelas lojas desde o início de novembro e pretende comprar algo até a chegada da data.

 

Quantidade de produtos

A expectativa para quantidade de produtos que devem ser comprados também é alta. Dentre os consumidores que têm alguma intenção de compra na Black Friday 2021, o percentual de 27,6% pretende comprar mais de quatro produtos. O canal mais utilizado será novamente o smartphone (74%), seguido pelas compras via computador (63,6%). A pesquisa também aponta que 54,6% dos usuários esperam encontrar descontos de a partir de 40% nos produtos e serviços vendidos durante a data.

 

Categorias

Dentre as categorias de produtos mais buscadas pelos usuários na Black Friday 2021 algumas se destacam e o segmento de Moda e Acessórios lidera novamente a lista, com 44,5% de intenção de compra, seguido por Eletrodomésticos (38,4%), Maquiagem e Beleza (37%) e Smartphones (28,2%).

 

Horários preferidos para compras e métodos de pagamento

O Cuponomia levantou ainda que, ao contrário do ano passado, quando 26% dos consumidores se anteciparam para ficar acordados de madrugada e garantir as ofertas, em 2021, esse percentual caiu para 16% em 2021. Este ano, a maioria (38%) ainda não decidiu qual será o horário das compras. Já outros 17% afirmam que utilizarão o período da manhã, 9,8% o período da tarde e 19% as primeiras horas da noite de sexta-feira. 

O cartão de crédito ainda é o método preferido dos usuários na Black Friday. O levantamento apontou que 80,7% têm intenção de comprar via crédito, seguido por 11% que devem optar pelo pagamento em boleto. A pesquisa questionou os clientes sobre a utilização de cartão de débito ou PIX e, embora a utilização deste último meio tenha crescido nos últimos meses, para a Black Friday, apenas 6,8% dos usuários pretendem escolher essa modalidade.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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