A edição 2024 da pesquisa Brand Inclusion Index (BII), realizada pela Kantar, detalhou quais marcas os consumidores identificam como as mais inclusivas do mundo. O topo ficou com o Google. Entre as esportivas, a Nike foi a melhor colocada, figurando em terceiro, atrás também da Amazon.
O levantamento leva em conta a percepção dos consumidores sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) de uma marca e o que eles veem, sentem, pensam e como a consideram dentro desse universo. Ao todo, 23 mil pessoas de 18 diferentes países participaram.
A Kantar buscou mapear a importância da postura e da atuação das marcas em relação a um dos temas mais importantes da sociedade nos últimos anos.
No TOP 10, da indústria do esporte, a próxima a aparecer é a adidas, na oitava posição, vencendo Disney (9) e Apple (10). Após o swoosh, o ranking segue com Dove (4), McDonald’s (5), Netflix (6) e Coca-Cola (7).
Entre os brasileiros, 88% dos entrevistados do país consideram que é importante que as empresas das quais consumam promovam ativamente a diversidade. Globalmente, esse mesmo percentual foi de 75%. No Brasil foram ouvidos 1.012 indivíduos de quatro grupos: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQIA+.
“Nossa análise mostra que as marcas mais inclusivas têm três coisas em comum: uma estratégia de DEI bem pensada e comprometida em longo prazo, uma boa execução criativa e coragem”, disse Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Insights Brasil.
*As informações são do Portal MKT Esportivo