Portal Making Of

A IMPRESSÃO DEIXADA PELOS CANDIDATOS NOS TRÊS DEBATES

Nessa reta inicial da campanha o eleitor pôde conhecer sete dos nove candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina em três debates realizados no sábado, 6, e segunda-feira, 8. Por conta da falta de representatividade dos seus partidos no Congresso, não participaram do debate Alex Alano (PSTU) e Leandro Brugnago (PCO).

No sábado o SCC/SBT fez o seu debate em Florianópolis e na segunda-feira a Rádio Som Maior, de Criciúma, e o Portal Extra.SC, de Tubarão, também fizeram os seus debates.

Os debates do SCC e do Extra.SC foram mais protocolares, mas o da Rádio Som Maior, até por ter sido um debate de três horas e meia, acabou sendo mais apimentado.

Depois desses três momentos, Moisés (Republicanos) foi quem se mostrou mais firme, seguro e aparentemente mais preparado. Mas o calo do governador está mesmo no uso das aeronaves do corpo de Bombeiros.

Jorginho Mello (PL) foi quem mais atacou o governador e foi quem conseguiu desestabilizar Moisés, mas faltou coerência em algumas propostas e um pouco mais de experiência com debates.

Esperidião Amin (PP) se mostra muito amigável com todos os adversários e tem receio do confronto. Mas é o mais experiente em campanhas e sabe o que está fazendo.

Jorge Boeira (PDT) parecia ser o grande parceiro de Amin. Ainda falta para ele achar um caminho para entusiasmar o eleitor com a sua candidatura. Talvez precise ser mais incisivo se quiser ter alguma chance nessa eleição.

Odair Tramontin (Novo) precisa parar de perguntar para os outros candidatos sobre dados que um candidato precisa saber. Falta para ele uma visão mais ampla de estado e saber que nem tudo se resolve com privatização e diminuição de imposto.

A bola fora de Tramontin foi quando Gean Loureiro perguntou sobre a causa animal. O candidato do Novo jogou o “problema” para a sociedade e disse que se candidatou para cuidar das pessoas. Pode ter perdido a simpatia do pessoal da causa animal.

Já Décio Lima (PT) atua mais como um cabo eleitoral de Lula do que um candidato ao governo de SC. Joga muitos dados no ar da época em que foi prefeito de Blumenau, mas que nem sempre parecem verdadeiros, mas tem tranquilidade e mostra foco no seu eleitorado.

Gean Loureiro ainda tem dificuldade de responder quando é atacado e foca muito no que fez em Florianópolis. Precisa mostrar mais propostas que sirvam para todo o estado. Apesar de alguns tropeços, passa a imagem de muita vontade e que tem conhecimento para o cargo.

Enfim, essa é uma corrida curta e momentos como esses precisam ser usados com muito preparo e estratégia. O grande número de candidatos e o cenário onde nenhum será capaz de desgarrar dos demais, é quase certo que teremos um segundo turno em Santa Catarina.

Veja abaixo o momento mais descontraído do debate do Extra.SC, em Tubarão:

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais