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A internet superou a mídia tradicional nas eleições de 2024

A internet virou a principal ferramenta dos candidatos a prefeito e vereador que querem efetivamente influenciar o eleitor da sua cidade.

Em 2024 ela acabou superando as mídias tradicionais, como TV, rádio e jornal e atingido principalmente o eleitor mais jovem, que basicamente usa o celular para várias tarefas diárias, e entre elas conhecer mais sobre a política atual.

O nome do momento é o candidato à Prefeitura da cidade de São Paulo, Pablo Marçal, do pequeno partido PRTB. Ele já está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, um ponto percentual do candidato do Psol, Guilherme Boulos.

Marçal adotou na sua campanha as mesmas estratégias do atual presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que nas últimas eleições presidenciais se colocou como um direitista que recebeu votos de várias camadas do eleitorado salvadorenho.

Uma pesquisa feita pelo Datafolha mostrou que Marçal já conseguiu os votos de 50% do grupo que se dizia bolsonarista, mesmo o ex-presidente tendo declarado apoio ao atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Outro fenômeno conseguido por Marçal através da estratégia de penetração na internet, é que ele é o candidato mais bem avaliado entre os jovens universitários. Geralmente, esse grupo sempre foi mais alinhado com a esquerda, mas a pesquisa mostra que hoje, muito por conta das redes sociais, eles mudaram o perfil.

A pesquisa ressalta que o número de universitário no Brasil teve um aumento significativo nos últimos anos e isso também pode ter alterado o perfil desses jovens.

Outro ponto destacado é que a esquerda ainda baseia as suas campanhas no modelo colocado como “analógico”, em cima das mídias tradicionais e que atingem principalmente o público com 40 anos de idade ou mais.  

Depois do movimento criado por Jair Bolsonaro, a direita tem se utilizado melhor das ferramentas digitais e Pablo Marçal aprimorou esse uso aumentando muito a penetração num público que vive com os smartfones na mão todos os dias.

A internet passou a ser tão essencial nas campanhas políticas que até as BETs, que são os sites de apostas esportivas, aderiram a política para turbinar seus negócios.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não se pronunciou sobre o tema, que divide a opinião de especialistas do direito eleitoral.

O site da SuperBet Brasil abriu o mercado de apostas para eleições municipais em cinco capitais brasileiras. É possível apostar no resultado de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Florianópolis.

Já a Sportingbet, outro site que atua no mercado brasileiro, também oferece a aposta, mas neste é possível tentar a sorte apenas para a capital paulista.

Enfim, nessa e nas próximas eleições, os candidatos que se especializarem em estratégias e ferramentas da internet, poderá não só diminuir o custo da sua campanha, mas também poderá ter uma votação muito acima daqueles que só usam o modelo tradicional de divulgação.

 

 

 

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