Portal Making Of

A volta da Carestia!

A volta da Carestia!
Imagem by Pixabay.

O termo carestia caiu em desuso depois que a inflação foi controlada no Brasil, porém marca um período da história do país. No início dos anos 70 surgiu o Movimento do Custo de Vida (MCV), também conhecido como Movimento Contra a Carestia (MCC), que pode ser considerado um dos maiores movimentos que emergiram no contexto das lutas populares dos anos 1970 e 1980, tendo sido capaz de mobilizar milhares de pessoas em torno de reivindicações que iam de encontro à política econômica defendida pelo regime militar. O período de hiperinflação no Brasil durou entre a década de 1980 e 1990, com seu ápice em março de 1990, quando o índice de inflação atingiu 80%. Após 7 planos econômicos, a hiperinflação chegou ao fim , após a implantação bem sucedida do Plano Real, em 1994.

 

A carestia nada mais é que a elevação de preço acima do valor habitual, que leva à escassez de determinado produto e ao encarecimento do custo de vida. Para quem pensa que a comparação pode ser exagerada uma referência importante: a inflação teve alta recorde em setembro – a maior desde o Plano Real e bateu 10,25% em 12 meses, segundo o IPCA, índice oficial da inflação.

 

O cenário não é nada animador para os próximos meses, nem para o próximo ano, pois além da possibilidade de uma crise de desabastecimento de alimentos alertada pelo Presidente Jair Bolsonaro, por conta da falta de fertilizantes, agora a ameaça vem da escassez de combustível. Essa semana a Petrobrás anunciou que, além dos preços altos dos combustíveis, poderá haver desabastecimento nos postos. A justificativa da empresa é de que a demanda dos distribuidores por diesel aumentou 20% e a de gasolina, 10%, em relação ao mesmo período de 2019.

 

Para o consumidor resta a percepção real de que é necessário a cada dia ter mais dinheiro para comprar cada vez menos produtos. Já para aqueles que têm a sorte de ter um trabalho e remuneração, resta a percepção de que os reajustes no salário não acompanham o aumento generalizado de preços.

 

Compare o quanto você gastou no supermercado há um ano e quanto gasta atualmente. Muito mais que uma súplica ideológica de ser favorável ou não a política econômica do atual Governo, é a realidade batendo forte no bolso de todos os brasileiros. Lembrando que os resultados da política econômica para o controle da inflação depende muito da credibilidade do Presidente da República, do Ministro da Economia e do Presidente do Banco Central, ou eles encaram o problema de frente,  com firmeza e verdade (chega de empurrar a culpa para os outros) ou a nova geração digital vai ter que aprender na prática o que é carestia. 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Carnaval: sim ou não?

Muitos prefeitos pelo Brasil estão decidindo pela suspensão do Carnaval, mas por aqui vai ter ou não o Carnaval? Leia a matéria a seguir e deixe sua opinião nos comentários.

Patrimônio catarinense

A Epagri comemora 30 anos com uma série de eventos, com destaque nesta semana para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório em Itajaí.

Pontos e Contrapontos

Da desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação do público total em eventos a retração da economia catarinense pelo segundo mês consecutivo, entre outras notas.

Sem licença

O touro no mercado financeiro representa “otimismo e a força dos investidores”, mas por aqui ele chegou sem licença e causando polêmica.

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Santa Catarina atrai gigante da tecnologia

Governo Estadual Assina Parceria Estratégica com TP Link, Líder Mundial em Roteadores O governador Jorginho Mello formalizou um protocolo de intenções entre o Governo do

Questionamento Ético

Notícias desta demana: Investimentos da JBS, Posse no Sebrae/SC, UFSC Blumenau, Réveillon de Florianópolis, Comcap em Ação e Indicadores Econômicos em Foco.

Réveillon para ficar na memória

É preciso ter coragem e ousadia para inovar, mas também é necessário bom senso para rever o rumo quando as coisas não saem como o

Balanço 2023: entre desafios e perspectivas

O cenário econômico brasileiro em 2023 reflete avaliação positiva do governo Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com conquistas em diversas áreas. Destaca-se,