Portal Making Of

(A)Gentes do Riso – animando escolas e pacientes do Joana de Gusmão

O trabalho deles é incrível, sensível e o resultado é visível. Ou, melhor, risível. Os grandes sapatos das palhaças e palhaços dos (A)Gentes do Riso, que há 13 anos percorrem os corredores do Hospital Infantil Joana de Gusmão, voltam a deixar suas pegadas e transformar a energia da unidade hospitalar, onde são esperados, especialmente pelos profissionais da Psicologia, que reconhecem o impacto positivo de um trabalho artístico que coloca luz no que está bom. (A foto do (A)Gente Jubi – Egon Seidler – é de Salinê Saunders)

A trupe irá fazer, a partir da próxima quarta-feira (13), 20 plantões até julho. O objetivo é levar o riso e promover saúde por meio de encontros brincantes.Nas quartas-feiras, três duplas traçam seus roteiros e vão em busca do olho no olho, sempre com alegria fazendo a frente.

“O hospital é um local de cuidado, mas também tem muitos estressores inerentes a esse próprio cuidado. A presença dos (A)Gentes do Riso quebra esse ambiente, trazendo a conexão com o riso, com a alegria, com a descontração. Isso auxilia a conectar com esse aspecto que fica esquecido na hospitalização. A gente sabe que isso contribui com a recuperação da saúde. Observamos a melhora do humor, às vezes a criança que estava com dificuldade de se alimentar já se empolga mais”, afirma a psicóloga Simone Scheibe, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

O resultado transcende o nível individual: relações afetivas entre os pacientes e os funcionários, em quartos isolados ou coletivos, são construídas pela brincadeira daqueles que levam o riso a sério.

Por estarem em ambiente sensível, os (A)Gentes continuarão usando máscara durante as visitas.

“Os plantões acontecem com intimidade e proximidade com os pacientes, vamos de uma unidade a outra. O uso da máscara garante o cuidado necessário”, conta Egon Seidler, o (A)Gente Jubi.

 

(A)Gentes do Riso fora do Hospital

No ano 13, o projeto estará também nas escolas, em quatro apresentações previstas para o final do primeiro semestre.

“As atividades nascem como um desdobramento do projeto, como forma de estender para outros territórios as ações dos (A)Gentes do Riso e por isso segue os mesmos moldes de inclusão, interação e gratuidade”, conta Egon Seidler.

Estudantes e profissionais de ensino receberão a visita dos (A)Gentes em suas salas de aula. Antes de cada visita, a equipe receberá informações sobre o perfil de cada grupo, permitindo uma abordagem especial, personalizada.

*****

*****

Dupla de milhões

Nessa sexta, Dia Internacional das Mulheres, Adri Piazza e Roxy Scoz preparam um belo evento para celebrar a data em alto estilo no Fogo & Mar. A noite promete muitas surpresas e gente bonita! As reservas estão bombando e podem ser feitas pelo (48) 9 8833-7840.

A animação fica por conta do top DJ Cris Hoefling.

*****

Café com ela

Em comemoração ao Dia da Mulher, o Continente Shopping promovera um café da  manhã para convidados em comemoração à data. Vai ser nesta sexta-feira, dia 08, no Café Cultura. O bate papo vai ser com a talentosa mentora Gabriela Wiggers!

*****

Só podia ser pisciano!

Hoje é dia de bênçãos para nosso querido Valdir Agostinho, que sopra as velinhas neste 7 de março! Feliz aniversário, meu amigo! Que sua arte siga nos inspirando e pirando sempre! Saudades de tiiiiii.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Hans Donner – o designer atemporal

Ele é divertido e criativo e encantou os convidados com sua história de vida. Ouvir Hans Donner é uma aula de história, criatividade e humor.