Portal Making Of

Alá é grande, árbitro ruim e “de volta para casa”

1 – Por Alá

Em 4 de agosto de 1578, na Batalha de Alcácer-Quibir, comandada pelo rei D. Sebastião e guerreiros do sultão Saadino do Marrocos,  os portugueses foram dizimados; o rei morreu e os sobreviventes caíram prisioneiros dos marroquinos. Essa guerra marcou o fim da Cruzada cristã contra os muçulmanos no norte da África. No sábado, 10, os marroquinos não mataram o “rei”, mas o mandaram de “volta pra casa” chorando. A nova “batalha” dos marroquinos será contra os franceses, que também já saíram corridos do norte da África.

 

2 – Estava escrito 

Marrocos joga pelo mundo árabe contra os protestos e clamor por Jesus. O que está acontecendo para eles é – maktub (estava escrito), uma palavra que expressa alguma coisa que já estava predestinada a acontecer. Que tudo que ocorreu deveria ser exatamente como foi, pois isso já estava escrito. A expressão pode ser usada quando a pessoa acredita que deve aceitar tudo do jeito como foi. A força do destino.

 

3 – O pulo do “gato”

No jogo Marrocos 1 x 0 Portugal, como sempre, os jornalistas procuram uma vítima e um culpado. Apontaram para o goleiro português Diogo Costa e nem se deram conta de olhar as imagens para perceber a altura que En-Nesyri alcançou. De uma olhada na foto. No ar, En-Nesyri não supera a Cristiano. O salto do marroquino chegou à altura de 2,87 metros, segundo a medição de Bein Sports. O português alcançou 2,93 jogando pelo Real Madrid em um jogo da Champions.

Reprodução

 

4 – Os treinadores Hoalid Regragui e Tite

Treinador de Marrocos, Hoalid Regragui, deve ser o melhor do mundo e Tite o pior. Os jornalistas brasileiros críticos e com complexo de inferioridade especulam a vinda de um treinador estrangeiro para ser técnico da seleção brasileira. Para eles, em seguida, o “treineiro” deverá convocar jogadores estrangeiros, de preferência que joguem no Real Madrid, Barcelona, PSG ou Manchester City. Do Marrocos nunca.

 

5 – Para chegar a semifinal

Marrocos passou por Croácia, Bélgica, Espanha e Portugal sofrendo um único gol. Para ser campeão, faltam dois jogos e se passar pela França merece, independente de enfrentar Argentina ou Croácia, esta outra vez.

 

6 – Louco eu sou

Reprodução/FIFA

Vou dizer: Marrocos campeão do mundo. Nem Mbappé, Messi e Modric irão fazer gols na defesa de Marrocos. Estou louco como também escolhi estes como os melhores do Mundial: Bono; Hakimi, Stone, Gvardiol e Luke Shaw; Amrabat (4), Griezmann e Messi; Saka, Giroud e Mbappé.

 

7 – Valdano

É hora de reconhecer que o Mundial do Qatar teve uma organização irrepreensível, estádios maravilhosos, jogos de alto nível, também emoções que só o futebol pode produzir concentradas em poucos quilômetros quadrados, sem grandes incidentes a lamentar.

 

8 – De novo

Marquinho tentou explicar de novo o futebol moderno para o Zé Baiano e não conseguiu: “Com consistência e intensidade, jogador de beirinha apresenta uma leitura de jogo versátil para fazer a transição no corredor, atacar o espaço e superar as duas linhas de quatro no último terço do campo”… O Zé vai até o Alto Aririú perguntar para o filho da Dona Cotinha, que ele explica.

 

9 – O grupo da TV Globo

Que acompanha o Mundial escutou ou leu que os cronistas da Rede Globo tudo apontaram os quatro semifinalistas: Brasil, França, Argentina e Portugal. Deus deu risadas e decidiu com Alá que Croácia e Marrocos tinha direito. Riram só para intisicar![i]

Amanhã, terça-feira dia 13 às 16h jogam Argentina x Croácia; na quarta-feira, dia 14 será a vez de França x Marrocos no mesmo horário das 16h. Os vencedores jogarão e disputarão, no domingo às 16h, a final e a Taça de Ouro.

 

10 – O árbitro Wilton Sampaio

O brasileiro que apitou o jogo Inglaterra x França. O ex-jogador inglês Gary Neville e comentando o encontro disse o seguinte: “O árbitro foi muito mal. A derrota da Inglaterra por 2 a 1 não serve de desculpa porque nem tudo foi culpa dele, mas errou muito. Não esteve a altura do melhor jogo da Copa cometendo muitos erros”.

Reprodução/FIFA

 

11 – Pênaltis

Reprodução/FIFA

O futebol moderno trouxe consigo um bom número de falsas certezas, também sobre os pênaltis, que passou em muito pouco tempo do desprezo mais absoluto ao delírio alternativo.

FIM

________________________________-

[i] 1 – Intisicar significa provocar, chamar atenção das pessoas, este termo faz parte do vocabulário, de moradores de descendência açoriana do litoral catarinense. 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.